Rui Moreira vai voltar a reunir-se com Governo para discutir descentralização na Ação Social

Rui Moreira vai voltar a reunir-se com Governo para discutir descentralização na Ação Social
| Norte
Porto Canal

O presidente da Câmara do Porto adiantou, na manhã desta sexta-feira, que o Governo agendou uma nova reunião com a autarquia para discutir a distribuição de verbas para a Ação Social, no âmbito do processo de descentralização de competências. Esta sexta-feira, o autarca tinha colocado em cima da mesa a possibilidade de avançar com uma providência cautelar. 

“A boa notícia é que soube esta manhã que a senhora secretária de Estado já agendou uma reunião, que espero que seja conclusiva”, disse Rui Moreira aos jornalistas, à margem da formalização do acordo para a reabilitação da ilha da Lomba, no Porto.

O autarca aproveitou ainda o momento para elogiar a ministra Ana Abrunhosa. "Queria elogiar, mais uma vez, o papel da senhora ministra. É muito difícil negociar com 308 municípios", afirmou. 

Apesar disso, Rui Moreira não deixa margem para dúvidas. “Se continuarmos com este problema enorme relativamente à descentralização na ação social teremos de revisitar o tema e a possibilidade de avançar com uma providência cautelar”.

Esta quinta-feira, o autarca já tinha avançado ao Jornal Público que tinha dado indicações aos serviços da autarquia para avançarem com uma providência para travar a transferêcia de competências na área da ação social. 

O município garante que "não se encontram reunidas as condições" para assumir as novas responsabilidades, sem que esteja assegurado o respetivo envelope financeiro. 

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.