Matosinhos anuncia corte na iluminação pública de Natal

Matosinhos anuncia corte na iluminação pública de Natal
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara Municipal de Matosinhos implementou um conjunto de medidas de poupança energética abrangendo equipamentos e edifícios municipais, como a redução dos horários de iluminação pública e decorativa e a regulação dos aparelhos de ar condicionado.

"Devido à atual crise geopolítica, com graves consequências para o setor da energia", a autarquia, liderada pela socialista Luísa Salgueiro, colocou em prática um plano de poupança energética com "caráter imediato" que prevê a redução do tempo de iluminação alusiva ao período de festas, sendo a mesma ligada às 18h00 e desligada às 24h00, segundo informação esta quinta-feira divulgada à Lusa.

Apesar de manter a iluminação nas principais ruas comerciais, a autarquia optou por iluminação 100% LED de alta eficiência e de muito baixo consumo energético, assim como não instalar a "tradicional" instalação de luz e som em frente aos paços do concelho. Também o número de estruturas com iluminação vai ser reduzido em 25%, em comparação com 2021, e utilizados dispositivos eletrónicos que permitem poupança de energia.

O horário de iluminação pública foi, igualmente adaptada, passando a ser ligada uma hora mais tarde e desligada uma hora mais cedo. Foi ainda implementado um sistema de telegestão da iluminação cénica, desligando a partir das 22h00 no inverno, com exceção do período festivo em que a iluminação terá o horário coerente com as iluminações de Natal, explicou.

Também o horário das fontes ornamentais foi alterado, mantendo-se em funcionamento apenas entre as 10h00 e as 17h00.

A Câmara de Matosinhos decidiu ainda regular os aparelhos de ar condicionado nos edifícios municipais assegurando que a temperatura nunca será superior a 22º e dar instruções para que o último funcionário a sair da sala confirme que os equipamentos eletrónicos estão desligados. O plano de poupança pressupõe também que a temperatura da água das piscinas municipais nunca seja superior a 28º e que a do banho se situe nos 38º.

+ notícias: Norte

Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira

Está em curso a segunda fase da construção de quatro novos percursos pedestres na área de Parrinho-Mourisca, utilizando uma combinação de madeira e areão agregado com resinas. A empreitada amplia os três passadiços já existentes, previamente criados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira na mesma região da cidade. O investimento ronda os 250 mil euros.

Requalificação do Percurso Pedonal entre Praça Flávio Sá Leite e Parque Desportivo da Rodovia concluída

O executivo do Município de Braga visitou a obra de requalificação do percurso pedonal entre a Praça Flávio Sá Leite e o Parque Desportivo da Rodovia, que já se encontra finalizada.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.