Paredes da cidade do Porto ganham vida

Paredes da cidade do Porto ganham vida
| Porto
Porto Canal

As ruas O Primeiro de Janeiro, Calçada de Monchique e Faria Guimarães têm novos motivos de passagem. Três artistas urbanos pegaram nas latas e encheram as paredes de formas e cores, oferecendo à cidade novos murais de arte.

Inês Risca escolheu uma homenagem ao feminino para ilustrar o antigo posto de transformação, de 1915, junto ao estádio do Bessa. “A Primavera” mostra o rosto alegre de uma menina de mão dada e olhos esperançosos por um mundo com mais compaixão entre as próprias mulheres.

“Quero nesta obra transmitir uma mensagem de compaixão e sororidade que nos recorda de que estamos todas em diferentes momentos do mesmo percurso. As romãs são um símbolo clássico da fertilidade. É num solo fértil e livre que cultivamos a compaixão”, afirma Inês, depois de 40 horas de trabalho.

A arte que dá cor à Rua da Calçada de Monchique, perto da Alfândega do Porto, é obra de João Domingos, artista que assina como Bigod. E a inspiração vem mesmo dali, dessa, outrora, zona mercantil da cidade. Naquelas paredes vê-se, agora, a peça “Mercadores”, onde um barco rabelo segue em missão de transporte das pipas de vinho do Porto.

“Quando comecei a pintar o edifício, as pessoas não percebiam muito bem o contexto da intervenção porque o meu trabalho no início é muito geométrico e colorido, e após começar a utilizar o stencil tornou-se clara a mensagem que foi recebida com o melhor agrado possível”, reconhece Bigod, feliz pela “oportunidade de fazer uma peça [denominada Mercadores] no Porto, numa cidade que me identifico e onde a cultura urbana tem já uma grande expressão em Portugal”.

A terceira obra de arte urbana chama-se “Mad World” e ocupa uma parede na Rua de Faria Guimarães. Pintada por Nuno Barbedo, conhecido por The Caver, revela o “perigo e desconforto” do “estado caótico em que o mundo se encontra atualmente, com as guerras e o aquecimento global”, explica o artista.

The Caver assume a gratificação pelos incentivos que foi recebendo durante os três dias que demorou a concluir a obra. “Cheguei a receber no meu instagram fotos de vizinhos a agradecerem o trabalho à porta de sua casa”, conta.

Em 2022, o programa de Arte Urbana da cidade incluiu diversas intervenções artísticas, com convite direto a artistas locais.

No início de outubro foi realizada uma nova convocatória para intervenções artísticas na Rua da Restauração para pintura de um mural coletivo com 70 metros de extensão.

 

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).