Existem dois milhões de emigrantes portugueses espalhados pelo mundo. Em 2020 "ter-se-á atingido o valor mais alto"

Existem dois milhões de emigrantes portugueses espalhados pelo mundo. Em 2020 "ter-se-á atingido o valor mais alto"
| País
Porto Canal

Um comunicado do Observatório da Emigração revelou que, de acordo com as últimas estimativas das Nações Unidas, “em 2020 havia cerca de dois milhões de portugueses emigrados a residir no estrangeiro”, mais precisamente 2,081,419.

Segundo esta revisão, “em 2020 ter-se-á atingido o valor mais alto de sempre de emigrantes portugueses no mundo”.

Já a nível global, as Nações Unidas contabilizaram um total de 28,0598,105 emigrantes, sendo que os portugueses representam 0.7% desse total.

Nesta última revisão das estimativas sobre as migrações internacionais, o Observatório da Emigração dá conta que foram não só calculados novos valores para 2020, como alterados significativamente os valores de toda a série divulgada entre 1990 e 2015, e eliminados os valores de 2019.

No entanto, nas estimativas de 2019, as Nações Unidas calculavam que “fossem cerca de 2.6 milhões, valor que em 2020 diminui para cerca de 2 milhões”.

O Observatório da Emigração salientou que é “preciso ter em consideração que estas variações nem sempre são devidas a alterações nos movimentos populacionais, mas sim no registo e estimativa desses movimentos”.

Porto Canal

+ notícias: País

Várias escolas fecham portas de Norte a Sul do país em dia de greve da Função Pública

A greve dos trabalhadores da administração pública, que teve início esta sexta-feira às 07h00, levou já ao encerramento de várias escolas de norte a sul do país, disse à agência Lusa o coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana.

Docentes do ensino superior pedem respeito por manifestações de alunos

Docentes, investigadores e administrativos do ensino superior juntaram-se numa petição dirigida órgãos dirigentes de universidades e institutos politécnicos portugueses para pedir o respeito do direito de manifestação dos alunos, sem recurso à violência.

Parlamento elege representantes para os conselhos de Defesa, Informações e Segurança

O parlamento elege esta sexta-feira os seus representantes para os conselhos superiores de Defesa, de Informações, de Segurança Interna e de Segurança do Ciberespaço, cujos candidatos foram alvo de um acordo entre PSD e PS.