Ativistas fecham portões do Liceu Camões a cadeado

Ativistas fecham portões do Liceu Camões a cadeado
| País
Porto Canal / Agências

Os ativistas climáticos fecharam esta segunda-feira de manhã a cadeado dois portões do Liceu Camões, em Lisboa, estando o protesto a decorrer de "forma calma e ordeira", disse à Lusa fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP).

"Os ativistas fecharam os dois portões do Liceu Camões encontrando-se estes do lado de dentro e do lado de fora da escola. O protesto está a decorrer de forma calma e ordeira", disse a mesma fonte do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa.

Em declarações à Lusa, na manhã desta segunda-feira,Inês Esteves disse que os ativistas ocuparam cerca das 07h o Liceu Camões.

"Estamos barricados. Ninguém entra e ninguém sai do Liceu desde as 07h de hoje", disse a ativista climática, destacando que o protesto vai decorrer por tempo indeterminado.

Os ativistas climáticos convidaram no fim de semana o ministro da Economia a visitar esta segunda-feira a ocupação no Liceu Camões e assistir à palestra que irão ministrar.

Desde segunda-feira, o movimento Greve Climática Estudantil Lisboa iniciou um protesto que incluiu a ocupação de seis escolas e universidades de Lisboa, iniciativa que visa exigir o fim dos combustíveis fósseis até 2030 e a demissão do ministro da Economia e do Mar.

As ocupações coincidem com a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP27), que decorre desde domingo em Sharm el-Sheikh, no Egito, até ao próximo dia 18.

Os ativistas climáticos convidaram no fim de semana o ministro da Economia a visitar esta segunda-feira a ocupação no Camões e assistir à palestra que irão ministrar.

+ notícias: País

Mais de 42 mil idosos a viverem sozinhos ou isolados sinalizados pela GNR

A GNR sinalizou entre 1 de outubro e 15 de novembro 42.873 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, no âmbito da Operação Censos 2024, anunciou esta sexta-feira força de segurança.

PSP registou quase 50 mil acidentes rodoviários e 69 mortos este ano

A PSP registou até 31 de outubro deste ano 49.012 acidentes rodoviários, dos quais resultaram 69 mortos, mais cinco do em igual período de 2023, informou esta sexta-feira aquela polícia.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".