Demissão do executivo leva a novas eleições em São Jacinto. Freguesia é a mais endividada de Aveiro

Demissão do executivo leva a novas eleições em São Jacinto. Freguesia é a mais endividada de Aveiro
| Norte
Porto Canal/Agências

A freguesia de São Jacinto, em Aveiro, vai a votos este domingo, após a renúncia dos eleitos nas últimas eleições autárquicas em 2021. Todos os candidatos apresentam como prioridade a resolução dos problemas financeiros. As dívidas da autarquia devem ultrapassar já os 300 mil euros. 

O ato eleitoral intercalar conta com quatro candidatos, dois dos quais são repetentes.

Arlindo Tavares volta a ser o cabeça de lista da coligação PSD/CDS/PPM e António Nabais repete a candidatura pela CDU. O PS apresentou José Ferreira Leite e o Chega candidata Ricardo Lemos.

Num despacho publicado no dia 08 de setembro, o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, justificou a realização do ato eleitoral intercalar com a “renúncia” do presidente da Junta de Freguesia, “em conjunto com todos os eleitos locais da lista mais votada para a Assembleia de Freguesia”.

António Aguiar, eleito pelo PS em 2021 para a presidência da Junta de São Jacinto, demitiu-se do cargo em julho passado, poucos dias após a Câmara (PSD/CDS) ter retirado a gestão do parque de campismo local das mãos da Junta, pelo facto de haver “graves e reiterados incumprimentos” por parte daquele órgão.

A Câmara acusou ainda a Junta de São Jacinto, a única do concelho eleita pelo PS, de ter uma “grave e irregular” situação financeira, acumulando uma dívida de mais de 200 mil euros à empresa Águas da Região de Aveiro e dívidas no valor global de 150 mil euros a várias empresas.

Nas eleições autárquicas de 26 de setembro de 2021, o PS venceu as eleições na Junta de São Jacinto por 29 votos de diferença, elegendo três elementos, tantos quantos a coligação PSD/CDS/PPM, a segunda força política mais votada. A CDU ficou na terceira posição obtendo um mandato.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).