A freguesia com mais dívidas de Aveiro vai a eleições

A freguesia com mais dívidas de Aveiro vai a eleições
| Norte
Porto Canal

A freguesia mais endividada do concelho de Aveiro, São Jacinto, vai a votos no próximo domingo. As eleições intercalares foram motivadas pela demissão do executivo da Junta, são disputadas por quatro candidatos. Todos eles garantem ter como prioridade resolver a situação financeira da freguesia, cujas dívidas se estima que ultrapassem os 300 mil euros.

Em primeiro lugar foram as penhoras que começaram a cair na Câmara, por parte de fornecedores a quem a Junta devia, obrigando o Município a suspender a delegação de competências. Depois vieram os atrasos na prestação de contas, sendo que as de 2021, que deviam ter sido entregues à Câmara em abril, ainda não foram. Segundo o Jornal de Notícias, a tudo isto juntou-se o facto de o Município ter tornado público, em julho, que a Junta teria ocultado uma dívida de 200 mil euros à Águas da Região de Aveiro.

As dívidas da freguesia são, de forma unânime, a prioridade de todos os candidatos. Ao JN, Arlindo Tavares, que nas últimas eleições conseguiu 211 votos contra os 244 de António Aguiar, estima que as mesmas ultrapassem os "350 mil euros". "Temos de resolver as contas e de libertar as penhoras sobre a delegação de competências. Depois, sim, pensar em áreas como a saúde ou o turismo", sublinha o candidato, para quem é urgente "uma auditoria às contas da Junta".

António Nabais volta a candidatar-se pela CDU. Ao mesmo jornal, estima que as dívidas possam "ascender a meio milhão de euros" e garante que vai continuar a lutar por "habitação digna", pela saúde, "numa freguesia que apenas tem médico oito horas por semana", pela educação, pela ação social e pelos transportes.

Ricardo Lemos, do Chega, partido que apenas teve um voto em 2021 para a Assembleia de Freguesia, disse ao Jornal de Notícias querer "acabar com o nível de corrupção, que é muito grande".

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.