A freguesia com mais dívidas de Aveiro vai a eleições

A freguesia com mais dívidas de Aveiro vai a eleições
| Norte
Porto Canal

A freguesia mais endividada do concelho de Aveiro, São Jacinto, vai a votos no próximo domingo. As eleições intercalares foram motivadas pela demissão do executivo da Junta, são disputadas por quatro candidatos. Todos eles garantem ter como prioridade resolver a situação financeira da freguesia, cujas dívidas se estima que ultrapassem os 300 mil euros.

Em primeiro lugar foram as penhoras que começaram a cair na Câmara, por parte de fornecedores a quem a Junta devia, obrigando o Município a suspender a delegação de competências. Depois vieram os atrasos na prestação de contas, sendo que as de 2021, que deviam ter sido entregues à Câmara em abril, ainda não foram. Segundo o Jornal de Notícias, a tudo isto juntou-se o facto de o Município ter tornado público, em julho, que a Junta teria ocultado uma dívida de 200 mil euros à Águas da Região de Aveiro.

As dívidas da freguesia são, de forma unânime, a prioridade de todos os candidatos. Ao JN, Arlindo Tavares, que nas últimas eleições conseguiu 211 votos contra os 244 de António Aguiar, estima que as mesmas ultrapassem os "350 mil euros". "Temos de resolver as contas e de libertar as penhoras sobre a delegação de competências. Depois, sim, pensar em áreas como a saúde ou o turismo", sublinha o candidato, para quem é urgente "uma auditoria às contas da Junta".

António Nabais volta a candidatar-se pela CDU. Ao mesmo jornal, estima que as dívidas possam "ascender a meio milhão de euros" e garante que vai continuar a lutar por "habitação digna", pela saúde, "numa freguesia que apenas tem médico oito horas por semana", pela educação, pela ação social e pelos transportes.

Ricardo Lemos, do Chega, partido que apenas teve um voto em 2021 para a Assembleia de Freguesia, disse ao Jornal de Notícias querer "acabar com o nível de corrupção, que é muito grande".

+ notícias: Norte

Mais quatro linhas da Unir em Matosinhos mudam para a nova numeração de quatro dígitos

Quatro linhas de autocarro a operar em Matosinhos da rede metropolitana Unir, que ainda usavam a anterior designação, mudaram hoje para a nova numeração de quatro dígitos, comunicou o operador Vianorbus no seu 'site'.

Cortejo académico condiciona trânsito em Braga

O cortejo académico do Enterro da Gata, marcado para quarta-feira, vai provocar alguns condicionamentos no estacionamento e no trânsito no centro da cidade de Braga, anunciou esta segunda-feira o município.

Unidade Local de Saúde da Póvoa de Varzim/Vila do Conde lidera ranking nacional

O índice de desempenho global (IDG) relativo a dezembro de 2023 foi publicado durante este fim-de-semana e coloca a Unidade Local de Saúde da Póvoa de Varzim/Vila do Conde em primeiro lugar do ranking nacional.