Mãe e padrasto de jovem desaparecida detidos pela PJ em Famalicão

Mãe e padrasto de jovem desaparecida detidos pela PJ em Famalicão
| Norte
Porto Canal / Agências

A mãe e o padrasto, indiciado de abusar sexualmente da menor, foram detidos por fortes suspeitas da prática do crime de sequestro agravado, anunciou esta quinta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Em comunicado de imprensa, a PJ refere que os dois suspeitos – mãe de 31 anos de idade e padrasto de 41 anos -, foram localizados e detidos em flagrante delito, em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga.

As detenções surgem na sequência da menor de idade ter sido induzida, em finais de setembro transato, pela mãe e pelo padrasto a fugir da instituição onde se encontrava acolhida por decisão judicial, em Vila do Conde, explica a PJ.

Desde finais de setembro que a menina foi privada “da sua liberdade de locomoção, sem poder sair, ir à escola ou conviver com outras pessoas”, lê-se no comunicado.

“Enquanto mantinham a menor privada da sua liberdade, desdobraram-se no envio de e-mails para as mais diversas entidades e entrevistas à comunicação social, alegando sempre desconhecer o seu paradeiro”, descreve a PJ.

Segundo a PJ, a menor foi entregue à instituição onde se encontrava institucionalizada e a progenitora e o padrasto vão ser presentes à autoridade judiciária competente para aplicação das medidas de coação.

+ notícias: Norte

Capgemini de Gaia quer ter 'software' português a controlar carros autónomos

A Capgemini Engineering de Gaia, que lidera a agenda Route25 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), quer demonstrar que "é possível ter 'software' português" a colocar um carro autónomo a funcionar, disseram à Lusa os responsáveis do projeto.

Câmara de Braga e Igreja disputam posse do Parque da Ponte há mais de uma década

Há mais de dez anos que a Câmara de Braga e a arquidiocese disputam judicialmente a posse dos terremos do Parque da Ponte. De acordo com os tribunais de primeira e segunda instância, a razão está do lado da autarquia. Um acórdão do Tribunal Constitucional determinou, a 8 de fevereiro, que o Supremo Tribunal de Justiça poderá analisar o recurso da Igreja à sentença dada no Tribunal da Relação de Guimarães.

Linha de alta tensão no Alto Minho volta a ser analisada em tribunal

A linha de alta tensão entre o Alto Minho e a Galiza vai ser novamente analisada pelo Tribunal Administrativo de Braga depois de os municípios de Melgaço, Arcos de Valdevez, Monção, Ponte da Barca e Ponte de Lima terem avançado com uma providência cautelar.