Braga vai ter cobertura de fibra ótica superior a 95 por cento

Braga vai ter cobertura de fibra ótica superior a 95 por cento
| Norte
Porto Canal/ Agências

O concelho de Braga vai beneficiar de uma cobertura de fibra ótica superior a 95 por cento, ao abrigo de um protocolo esta terça-feira assinado entre a câmara e a Altice Portugal, anunciou o município.

Em comunicado, o município acrescenta que o protocolo prevê ainda o reforço das infraestruturas de rede móvel, com a instalação de 21 novas estações base.

Para o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, esta é uma parceria “extremamente importante, que se centra numa dimensão fundamental daquilo que o território pretende ser, nomeadamente um espaço de contínua inovação, competitividade e modernização tecnológica”.

“Com este investimento, teremos acesso a uma infraestrutura tecnológica de vanguarda, sem a qual não conseguiríamos garantir condições para a dinamização do tecido empresarial no território nem a própria qualidade de vida dos cidadãos, já que as telecomunicações fazem parte, hoje em dia, dos bens essenciais”, salientou.

O autarca lembrou ainda as parcerias da Altice com a InvestBraga e a Startup Braga, que, como sublinhou, “têm assegurado uma capacidade de investigação alargada, a antecipação de riscos tecnológicos e a identificação e integração de talento, potenciado ainda o crescimento das empresas através da criação de um portefólio de produtos e serviços disruptivos”.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.