Mundial2022: FPF subscreve declaração com outras nove federações europeias sobre o Qatar 

Mundial2022: FPF subscreve declaração com outras nove federações europeias sobre o Qatar 
| Desporto
Porto Canal / Agências

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) subscreveu, com outras nove federações europeias, uma declaração em que reconhece que o Qatar trá feito progressos no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores migrantes, revela a FPF em comunicado.

Dez federações europeias de futebol, incluindo a de Portugal, dizem que "os direitos humanos são universais e se aplicam em todos os lugares" depois de a Fifa ter pedido às nações que disputam o Campeonato do Mundo do Qatar que "agora se concentrem no futebol".

"Reconhecemos e congratulamo-nos, como fizemos no passado, de que foram feitos progressos significativos por parte do Qatar, nomeadamente no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores migrantes, com o impacto das alterações legislativas demonstrado nos recentes relatórios da Organização Internacional do Trabalho", pode ler-se na nota das federações.

Embora reconhecendo o "progresso significativo" feito pelo Qatar, a declaração conjunta emitida por membros do Grupo de Trabalho da UEFA sobre direitos humanos e direitos trabalhistas disse que "continuará a pressionar" a FIFA por respostas sobre questões pendentes em torno dos trabalhadores migrantes - o fundo de compensação para os trabalhadores migrantes e a criação de um centro de trabalhadores migrantes Doha.

"Congratulamo-nos com as garantias dadas pelo governo do Qatar e pela FIFA em relação à segurança, proteção e inclusão de todos os adeptos que viajam para o Campeonato do Mundo, incluindo fãs LGBTQ+. Também reconhecemos que todos os países têm problemas e desafios e concordamos com a FIFA que a diversidade é uma força", refere a declaração.

"No entanto, abraçar a diversidade e a tolerância também significa apoiar os direitos humanos. Os direitos humanos são universais e aplicam-se em todos os lugares."

A carta enviada pela FIFA na semana passada, assinada por seu presidente Gianni Infantino e pela secretária-geral Fatma Samoura, pedia que o futebol não fosse "arrastado" para "batalhas" ideológicas ou políticas e não deveria "dar lições de moral

Além de Portugal, subscrevem a declaração as federações da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Inglaterra, Noruega, País de Gales, Países Baixos, Suécia e Suíça

+ notícias: Desporto

SAD do Benfica multada após queixa do Conselho de Arbitragem e da APAF

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta terça-feira, em comunicado emitido nas plataformas oficiais, que a SAD do Benfica foi multada no valor de 3570 euros.

FC Porto (Andebol): Dragão faminto aproxima-se da presa maior

A equipa de andebol do FC Porto está cada vez mais perto do topo da tabela classificativa. No segundo de quatro desafios em dez dias, um excelente jogo antecipado da ronda 19, os Tricampeões foram à Póvoa de Varzim bater a formação local por expressivos 24-43 para ascenderem à vice-liderança em igualdade pontual com o Benfica e a um ponto do Sporting, que soma 49 nas mesmas 17 jornadas.

Messi saiu para jantar com a família em Buenos Aires e caos instala-se

O internacional argentino, Lionel Messi, está na Argentina para trabalhos com a seleção que se sagrou campeão do Mundial de Futebol 2022. Ao longo do dia, os jogadores encontram-se no centro de estágio, mas podem sair para jantar. E foi isso que Lionel Messi decidiu fazer. No entanto, não correu da melhor forma.