Câmara do Porto avalia instalação de 'Beach Club' na praia do Ourigo

| Porto
Porto Canal

A avaliação foi realizada pela Direção de Serviços dos Bens Culturais.

A Direção Regional de Cultura do Norte deu a conhecer que a Direção de Serviços dos Bens Culturais reprovou, a 22 de setembro, um requerimento relacionado com o Beach Club, por considerar que não se adequa face à proximidade do Forte de São João e ao atual perfil sem obstáculos, para os conjuntos classificados das linhas de mar e da margem do rio.

A Câmara do Porto também já confirmou ter dado entrada, em agosto, o processo de licenciamento para uma nova proposta de alteração ao projeto de reconstrução do "Beach Club" e que este se encontra, neste momento, "em fase de apreciação".

Em 2017, a obra para construir um apoio de praia recebeu luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente. Depois de uma onda de contestação, a APA voltou atrás e reverteu a decisão em junho do ano passado, determinando a demolição do equipamento em betão, de acordo com as exigências do novo programa da orla costeira Caminha-Espinho.

O caso levou à abertura de dois inquéritos às entidades envolvidas na aprovação da construção, tendo um deles sido arquivado em junho deste ano, por se considerar que a APA desencadeou procedimentos tendentes à reposição da legalidade.

Além da Inspeção-Geral do Mar, também a APA abriu um inquérito interno, mas até ao momento, não foi emitido um parecer.

O que é certo, é que para já a obra ainda não tem um destino definido à vista.

Mais de um ano depois, a estrutura de betão continua na praia do Ourigo.

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Vandalizado mural na Maia dedicado ao 25 de abril

O Mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril de 1974 na Maia foi vandalizado durante a noite com pichagens de louvor a Salazar, anunciou a autarquia, que garantiu que a obra será na mesma inaugurada esta quinta-feira.

Desfile da Liberdade no Porto reúne milhares de pessoas

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.