Câmara do Porto avalia instalação de 'Beach Club' na praia do Ourigo

| Porto
Porto Canal

A avaliação foi realizada pela Direção de Serviços dos Bens Culturais.

A Direção Regional de Cultura do Norte deu a conhecer que a Direção de Serviços dos Bens Culturais reprovou, a 22 de setembro, um requerimento relacionado com o Beach Club, por considerar que não se adequa face à proximidade do Forte de São João e ao atual perfil sem obstáculos, para os conjuntos classificados das linhas de mar e da margem do rio.

A Câmara do Porto também já confirmou ter dado entrada, em agosto, o processo de licenciamento para uma nova proposta de alteração ao projeto de reconstrução do "Beach Club" e que este se encontra, neste momento, "em fase de apreciação".

Em 2017, a obra para construir um apoio de praia recebeu luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente. Depois de uma onda de contestação, a APA voltou atrás e reverteu a decisão em junho do ano passado, determinando a demolição do equipamento em betão, de acordo com as exigências do novo programa da orla costeira Caminha-Espinho.

O caso levou à abertura de dois inquéritos às entidades envolvidas na aprovação da construção, tendo um deles sido arquivado em junho deste ano, por se considerar que a APA desencadeou procedimentos tendentes à reposição da legalidade.

Além da Inspeção-Geral do Mar, também a APA abriu um inquérito interno, mas até ao momento, não foi emitido um parecer.

O que é certo, é que para já a obra ainda não tem um destino definido à vista.

Mais de um ano depois, a estrutura de betão continua na praia do Ourigo.

+ notícias: Porto

Jovem de 19 anos morre em acidente de mota no Porto 

Uma jovem de 19 anos morreu esta sexta-feira de madrugada num despiste de mota no Porto. O acidente aconteceu pelas 3h45 e provocou ainda um ferido grave, um homem com cerca de 30 anos. 

Camião 'engolido' em aluimento de terras no centro do Porto

Um veículo pesado foi esta quinta-feira engolido na Rua Trindade Coelho, na zona entre a interseção com a Rua das Flores e o Largo dos Loios.

Coliseu do Porto recebe 150 espetáculos de música, dança, teatro e ópera em 2023

A programação do Coliseu do Porto para 2023 inclui 150 espetáculos, entre concertos, bailados, teatro, ópera, dança, comédia ou espetáculos infantojuvenis e pretende “dar continuidade às linhas programáticas fundamentais da intervenção” daquela casa de espetáculos.