Enfermeiros marcam quatro dias de greve em novembro

Enfermeiros marcam quatro dias de greve em novembro
| País
Porto Canal / Agências

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) e o Ministério da Saúde voltaram, esta quarta-feira, à mesa das negociações pela segunda vez na mesma semana, para tentarem chegar a acordo sobre os termos da reposição dos pontos para efeitos de progressão na carreira. Protestos devem ocorrer a 17, 18, 22 e 23 de novembro. 

O processo negocial iniciou-se ainda com a ministra Marta Temido com o objetivo de cumprir uma promessa que vinha no programa do Governo e no Orçamento do Estado: a resolução da contagem dos pontos para a progressão na carreira. Estava previsto que o processo negocial ficasse concluído no final do mês de setembro, mas a saída da então ministra e a entrada no novo ministro Manuel Pizarro atrasou todo o processo.

Um comunicado enviado esta quarta-feira pelo SEP fazia já prever que o resultado da reunião pudesse não ir ao encontro de todas reivindicações, ao referir que esta ronda, que contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, seria "decisiva para evitar formas de luta". 

À saída da reunião, José Carlos Martins, dirigente do SEP, assumiu que "correu mal". "Em relação à contraproposta, o Ministério da Saúde evoluiu em apenas duas questões", referiu em declarações à SIC Notícias. Disse ainda que o ministério se propôs a pagar uma tranche de 75% da dívida relacionada com os retroativos e que quem transitou para a carreira de enfermeiro especialista não será prejudicado na contagem de pontos.

"Queremos que as pessoas percebam que é responsabilidade do Governo se avançarmos para uma greve por tempo indeterminado. O que estamos a exigir é que o Governo nos deixe ficar com o que é nosso", afirmou Pedro Costa ao jornal Público.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.