Clube Fenianos Portuenses quer terminar projeto inicial até 2028. “Só está construído um terço do edifício”

Clube Fenianos Portuenses quer terminar projeto inicial até 2028. “Só está construído um terço do edifício”
| Norte
Porto Canal

O projeto para o espaço atual do mítico clube da cidade do Porto foi aprovado em 1920 e pensado pelo arquiteto Francisco Oliveira Ferreira. Mais de um século depois é o seu bisneto, Henrique Ferreira, o arquiteto responsável por concretizar o projeto inicial. “O edifício é classificado de interesse nacional. E ele vai acabar o projeto do bisavô”, contou Vítor Tito, presidente do CFP, ao Porto Canal.

Neste momento, está apenas construído um terço do edifício atual, que se situa no nº 28 entre a rua Dr. Ricardo Jorge e a Rua Clube Fenianos, no início da Avenida dos Aliados e ao lado da Câmara Municipal do Porto. No entanto, as perspetivas é que nos próximos 6 anos o projeto inicial seja concretizado. “Nós temos um objetivo que gostaríamos de cumprir. A inauguração foi em 1928. Nós gostaríamos de, nos 100 anos, reinaugurar o clube na sua dimensão original. As pessoas acham que o clube é só o que se vê, mas o projeto é muito maior, falta acabar o edifício”, afirmou Vítor Tito.

Os grandes objetivos estão traçados, mas, em relação aos custos, o CFP ainda não sabe quanto ficará acabar o edifício. “Ainda é prematuro fazer esse tipo de contas. Estamos a avaliar o projeto e a recuperar os detalhes originais do clube: os projetos, os desenhos e a licença originais.”

Ao Porto Canal, Vítor Tito contou ainda que uma das grandes estrelas do projeto inicial é uma “sala com cerca de 2000m2 no topo do edifício” que o clube quer disponibilizar à cidade do Porto. “Queremos dar à cidade a hipótese de ter em plena Avenida dos Aliados uma sala multifuncional de espetáculos, eventos, cultura. Vamos acabar o projeto que foi aprovado.”

Porto Canal

Porto Canal

Porto Canal

Porto Canal

Porto CanalPorto CanalPorto Canal

Mas esta não é a primeira vez que o clube tenta concretizar o que foi inicialmente pensado para o edifício. De acordo com o presidente do CFP, “o espaço não foi acabado por duas razões: quando o projeto foi aprovado, aconteceu, entretanto, a queda de Wall Street, em 1929, e não houve dinheiro para acabar o projeto. Fez-se uma segunda tentativa, em 1939, mas meteu-se a guerra no meio. Agora estamos a começar durante a guerra na esperança de que ela acabe antes do projeto estar concluído”.

O Clube Fenianos Portuenses é uma “associação cultural e recreativa sem fins lucrativos” que foi criada no dia 25 de março de 1904 sob o lema “Pelo Porto!”. Numa primeira instância, a casa dos associados situava-se na Praça da Batalha. Só em 1935 é que a sede do clube passou para a sua localização atual.

De acordo com os dados mais recentes disponibilizados no site do próprio, o clube terá cerca de 500 associados, mas já chegou a ter mais de 14 mil.

O Clube Fenianos Portuenses é especialmente conhecido pelos históricos cortejos carnavalescos que começaram a ser realizados logo em 1905, um ano depois da sua criação. Nos dias de hoje, continua a manter uma programação anual de atividades socioculturais permanentes, que vão da música ao ilusionismo, passando pelo teatro, dança e bilhar.

+ notícias: Norte

Autarca de Braga admite "passos" para a criação da área metropolitana do Minho

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, admitiu esta sexta-feira que estão a ser dados passos para a criação da área metropolitana do Minho e sublinhou que a região tem perdido financiamentos por não ter aquele estatuto.

Requalificação de Unidade de Saúde de Gondomar custa 3 milhões de euros e começa segunda-feira

As obras de requalificação e ampliação das instalações da Unidade de Saúde de Gondomar (São Cosme), arrancam na próxima semana, num investimento de três milhões de euros e uma duração prevista de 12 meses, revelou esta sexta-feira a câmara municipal.

Câmara de Amarante nomeada para prémio internacional de sustentabilidade

A Câmara de Amarante está nomeada para os ‘Green Destinations Story Awards’, uma distinção internacional que celebra histórias inspiradoras de sustentabilidade e boas práticas na gestão de destinos turísticos, segundo a autarquia.