Município do Porto adere a iniciativa de combate à desigualdade de género em Portugal
Porto Canal
No dia Mundial da Igualdade, a Câmara Municipal do Porto decidiu chamar a atenção para a desigualdade salarial entre homens e mulheres. A iniciativa usou cinco degraus figurativos do Gabinete do Munícipe para representar a diferença entre géneros.
A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género desafia todos os municípios a alertarem para esta problemática de desigualdade através de uma intervenção de arte urbana. A Câmara do Porto aderiu.
A intervenção gráfica, na escadaria do Gabinete do Munícipe, representa os 14% de diferença entre a igualdade de salário dos homens e mulheres em Portugal. Com a iniciativa, a autarquia pretende alertar para a problemática e “ajudar a combater” esta realidade.
Em comunicado, Fernando Paulo, vereador da Câmara da Invicta afirma que “atualmente, apenas 9% das mulheres são presidentes de Câmara”, no entanto, acrescenta que o município tem procurado desenvolver “atividades e ações” para tornar a cidade do Porto mais inclusiva.
“Entendemos que devemos prover um plano de ação para a promoção dos valores da igualdade, inclusão e participação de todas as pessoas na comunidade, e, sobretudo, combater as desigualdades que ainda persistem nos diversos níveis”, finaliza o vereador.