FC Porto vs SL Benfica. O retrato de um clássico mais pintado de azul e branco

FC Porto vs SL Benfica. O retrato de um clássico mais pintado de azul e branco
| Desporto
Porto Canal

O encontro entre FC Porto e Benfica vai colocar frente a frente no Estádio do Dragão os dois primeiros classificados da Liga. Um clássico centenário, que travessa gerações, e cujo histórico é favorável aos portistas, mais ainda a jogar diante dos seus adeptos. 

Este será o jogo 251 entre "Águias" e "Dragões" a contar para todas as provas oficiais, num histórico que passou a ser dominado pelo FC Porto no século XXI, depois da hegemonia encarnada.

E nem o excelente início de temporada dos forasteiros, belisca a ambição dos campeoões nacionais em conquistarem os três pontos, sendo que o histórico de confrontos dá ânimo aos portistas, que não perdem com o rival há mais de três anos. Dois de março de 2019 é a data do último desaire da equipa de Sérgio Conceição com as águias. 

Desde então, o conjunto da Invicta conseguiu umas impressionantes sete vitórias (as últimas três consecutivas na época passada) e dois empates em nove jogos disputados. Números que atestam a superioridade recente dos "azuis e brancos", talhados para os grandes jogos. 

 

 

Assim, quando entrarem em campo no clássico desta sexta-feira, os portistas vão em busca da 101.ª vitória sobre o rival lisboeta, enquanto as águias procuram a 89.ª. Registaram-se ainda 62 empates.

A mais recentedos "Dragões" diante do rival teve um sabor especial, uma vez que consagrou o FC Porto como campeão nacional 2021/22 em pleno Estádio da Luz, resultando num número redondo, o centésimo triunfo dos azuis e brancos em jogos oficiais com os encarnados. Zaidu vestiu a capa de herói e foi o protagonista dessa autêntica final. 

 

 

Domínio "azul e branco"

No que respeita apenas ao campeonato, os ‘dragões’ contabilizam mais 13 vitórias (70 contra 57), sendo que, em casa, ‘mandam’ de forma muito vincada, com mais 38 triunfos (52 contra 14) e 69 golos (171 contra 102).

O Benfica, que ostentava mais 14 vitórias no final dos anos 70 do século passado, já tem menos 12, sendo que, desde 1980/81, os ‘dragões’ contabilizam mais 26 triunfos (61 contra 35). Uma clara mudança de paradigma e que atesta a chama do Dragão cada vez mais incontrolável. 

O 251.º duelo oficial entre ambas as equipas será o primeiro que opõe Sérgio Conceição e Roger Schmidt, mas é já o 15.º de Conceição no comando dos portistas frente ao conjunto da capital. Aqui, o saldo é muito favorável ao técnico portista: nove vitórias, três empates e duas derrotas, com 23 golos marcados e dez sofridos. 

Estão os dados lançados para este duelo apaixonante. Resta esperar pelo apito inicial e desfrutar do espetáculo. 

+ notícias: Desporto

FC Porto: Treino matinal a pensar na última jornada da Liga

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde deu início à preparação para o jogo com o SC Braga (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio Municipal de Braga, a contar para a 34.ª e última jornada do campeonato.

Na mira da justiça. Dirigentes do Benfica suspeitos de desvio de 6 milhões de euros 

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a Polícia Judiciária (PJ) têm fortes suspeitas de que o ex-líder das ‘Águias’ Luís Filipe Vieira, juntamente com Rui Costa, o antigo administrador da SAD dos encarnados, Domingos Soares Oliveira e o ex-assessor jurídico, Paulo Gonçalves, terão encetado, entre 2014 e 2020, um alegado plano para desviar cerca de seis milhões de euros dos cofres da Benfica SAD, através de contratos de intermediação de jogadores falsos.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.