IPO do Porto testa Plano de Emergência no Serviço de Cuidados Paliativos

| Porto
Porto Canal

O IPO do Porto testou, esta terça-feira, o Plano de Emergência no Serviço de Cuidados Paliativos. O Porto Canal acompanhou este momento onde os profissionais de saúde foram colocados à prova para situações de incêndio que possam acontecer na realidade.

O serviço de cuidados paliativos do IPO do Porto parou por instantes e deu asas a um simulacro junto dos Agentes de Proteção Civil do Porto.

Em declarações ao Porto Canal, a diretora clínica do IPO explicou que com estes simulacros treinam "a capacidade de socorrer um doente que precisa de ajuda numa situação limite de catástrofe" e também a "comunicação com os meios externos" que ajudam a socorrer neste tipo de situações.

O obejtivo é que a equipa dos cuidados paliativos consiga lidar com este tipo de situações. "Todos aprendemos o que temos de fazer quando a situação for real (...) aprendemos em grupo, cada um a sua posição", acrescentou Ana Espírito Santo.

Ao longo do simulacro, os profissionais de saúde tentaram salvar doentes. Um ferido grave com queimaduras nos braços, um utente em paragem cardiorrespiratória e outro bloqueado numa divisão da instituição.

Este exercício de simulação de incêndio do IPO do Porto é já o décimo oitavo.

+ notícias: Porto

Detido no Porto jovem suspeito de incentivar massacres em escolas brasileiras

Um jovem português foi detido esta quinta-feira pela Unidade de Contraterrorismo da Polícia Judiciária. O estudantes de 17 anos é suspeito de ter incentivado dezenas de massacres em escolas no Brasil, avança a CNN Portugal.

Presidente da bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto apresenta demissão

O Público avança, esta quinta-feira, a demissão do líder de bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto. Miguel Côrte-Real terá apresentado a sua demissão na noite de quarta-feira numa reunião da bancada do partido que o próprio convocou.

Obras do novo centro de saúde de Rio Tinto arrancam no verão

A construção do novo centro de saúde de Rio Tinto, situado na Rua das Arroteias, em Gondomar, vai arrancar em junho, dois anos depois da obra ter sido anunciada pela Câmara Municipal. O novo centro de saúde vai beneficiar 25 mil utentes.