IPO do Porto testa Plano de Emergência no Serviço de Cuidados Paliativos
Porto Canal
O IPO do Porto testou, esta terça-feira, o Plano de Emergência no Serviço de Cuidados Paliativos. O Porto Canal acompanhou este momento onde os profissionais de saúde foram colocados à prova para situações de incêndio que possam acontecer na realidade.
O serviço de cuidados paliativos do IPO do Porto parou por instantes e deu asas a um simulacro junto dos Agentes de Proteção Civil do Porto.
Em declarações ao Porto Canal, a diretora clínica do IPO explicou que com estes simulacros treinam "a capacidade de socorrer um doente que precisa de ajuda numa situação limite de catástrofe" e também a "comunicação com os meios externos" que ajudam a socorrer neste tipo de situações.
O obejtivo é que a equipa dos cuidados paliativos consiga lidar com este tipo de situações. "Todos aprendemos o que temos de fazer quando a situação for real (...) aprendemos em grupo, cada um a sua posição", acrescentou Ana Espírito Santo.
Ao longo do simulacro, os profissionais de saúde tentaram salvar doentes. Um ferido grave com queimaduras nos braços, um utente em paragem cardiorrespiratória e outro bloqueado numa divisão da instituição.
Este exercício de simulação de incêndio do IPO do Porto é já o décimo oitavo.