Corredor Verde do Leça premiado em Itália
Porto Canal
Arquiteta paisagista, Laura Roldão Costa, recebeu o prémio International Land Award - nature and artífice da Achiforum e Arketipos, durante o Landscape Festival.
Laura Roldão Costa foi reconhecida em Bérgamo, Itália, com o projeto “Corredor Verde do Leça”.
O prémio International Land Award premeia os projetos que contribuem de forma positiva para a qualidade de vida das pessoas e para a integração entre a arte, a arquitetura e a paisagem.
O “Corredor Verde do Leça” é um projeto que inicialmente foi apresentado pela Câmara Municipal de Matosinhos, mas que foi desenvolvido em conjunto com Valongo, Maia e Santo Tirso.
A primeira parte abriu no início de julho com quatro pontes pedonais e sete passadiços, ao longo de 5,5 quilómetros.
O “Corredor Verde do Leça” é um projeto ambiental e de mobilidade, com um forte cariz cultural, económico, turístico e social, com o objetivo de permitir a valorização paisagística e ambiental do rio Leça e das suas margens.
O rio Leça foi considerado, durante várias décadas, um dos rios mais poluídos da Europa, mas agora é o elemento central de um plano de recuperação desenvolvido desde 2016 pelos municípios por onde passa.
Está neste momento em curso, a segunda fase, que compreende as pontes de Moreira e do Carro, numa extensão de 6,1 km; e a terceira fase, entre a Ponte do Carro e o Porto de Leixões/ Foz do Rio Leça, com ligações ao centro de Matosinhos e de Leça da Palmeira, que terá uma extensão de 4,7 km, encontra-se em fase de estudo.
