“Passadeira inteligente”: passadeira ilumina-se para alertar que há peões a atravessar
Porto Canal
Projeto foi desenvolvido por três alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Objetivo passa por reduzir a sinistralidade rodoviária e combater a falta de visibilidade. Passadeira pode ser conectada à internet e revela quantas pessoas passam por dia.
Gonçalo Gamos, Daniel Guimarães e Gonçalo Martins são estudantes de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e são também os autores de uma ideia inovadora: uma passadeira inteligente.
Com os objetivos de reduzir a sinistralidade rodoviária, aumentar a segurança dos peões, e combater a falta de visibilidade, a passadeira ilumina-se, através de sensores, para avisar os automobilistas que há pessoas a atravessar.
Ao Porto Canal, Daniel Guimarães, um dos responsáveis pelo projeto, explicou que a passadeira é composta por um “sistema automático de pré-sinalização que deteta a aproximação de peões” e acende assim uma luz branca de pré-aviso. Quando a pessoa prepara-se para atravessar a passadeira, a travessia é detetada e acende-se uma luz de aviso cor de laranja. Quando os peões saem da passadeira, a luz laranja desliga-se e os automobilistas ficam a saber que é seguro arrancar.
O sistema funciona mesmo quando há vários peões na passadeira.
Daniel Guimarães explica que, de acordo com o estudo que realizaram, a falta de visibilidade “é uma das principais causas dos acidentes em passadeira”. Concluíram ainda que, todos os anos em Portugal, “há mais de cinco mil atropelamentos em passadeiras e 40% destes ocorreram em passadeiras que não estavam sinalizadas, portanto, sem semáforo”.
Para o aluno da FEUP, esta é uma solução que é “fácil de colocar em prática”.
Daniel Guimarães explica que o estudo realizado pelos três alunos revela que este é um projeto de baixo custo, fiável e “com uma nova vertente que é a conetividade, uma vez que é possível conectar a passadeira à internet e perceber ao longo do dia quantas pessoas passam por essa mesma passadeira”.
Para já, existe apenas a ideia, com um protótipo, mas o objetivo dos estudantes é conseguirem implementar o projeto nas cidades portuguesas.
A ideia da “passadeira inteligente” venceu a 6ª edição da TecStorm, na categoria Vodafone, em abril, e o prémio de melhor protótipo durante a maratona de 24 horas.
