Taxista e moradores do Porto queixam-se cada vez mais da circulação das trotinetes na cidade

| Porto
Porto Canal

O novo fenómeno que está a invadir as cidades tem causado algum desconforto por parte dos habitantes. As trotinetes têm sido alvo de bastante afluência por parte dos turistas, mas para taxistas e moradores têm causado algumas queixas. Ao Porto Canal, alguns habitantes e taxistas falaram em mau estacionamento, circulação em ruas de sentido proibido e falta de cuidado com carros e peões.

No Porto circulam, diariamente, quase duas mil trotinetes, o que leva a que algumas pessoas digam mesmo que a cidade está invadida. Em declarações ao Porto Canal, um taxista explicou que as trotinetes "andam por todo o lado" e que "atrapalham o trânsito todo".

Habitantes relatam que muitas das vezes "têm de se desviar" para não chocarem com algumas trotinetes que circulam na via pública. "Eles têm as ciclovias, mas nunca respeitam isso".

A Câmara do Porto elaborou regras para os utilizadores de trotinetes, mas na opinião dos moradores têm de ser reforçadas. O Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto, Pedro Baganha, em conversa com o Porto Canal, lembrou que se trata de uma concessão e que deve haver consciência por quem as usa.

No Porto existem várias empresas concessionárias de aluguer de trotinetes que já estão a tomar medidas para consciencializar os utilizadores, como por exemplo, o pagamento de uma caução.

Entre 2019 e 2021 Portugal registou mais de 500 acidentes com trotinetes, sendo que destes 500 apenas em 10 não se registaram feridos e por isso a Prevenção Rodoviária está a preparar uma proposta de alteração ao Código da Estradaa.

A proposta inclui normas como a utilização obrigatória do capacete, a redução da velocidade para 20 quilómetros por hora nas ruas e para 6 quilómetros por hora quando as trotinetes circularem em zonas pedonais.

+ notícias: Porto

“Não há uma relação direta entre aquilo que é insegurança e imigração”, afirma ‘vice’ da Câmara do Porto

O vice-presidente da Câmara do Porto defende que “não há uma relação direta entre aquilo que é insegurança e imigração”. Filipe Araújo falava na Assembleia Municipal após uma intervenção do deputado do Chega.

Câmara do Porto disponibiliza no mercado 300 habitações em regime de renda acessível

Passados três anos da criação do programa “Porto Sentido”, até ao momento já entraram neste tipo de mercado 300 habitações. Os números, de acordo com a Câmara Municipal do Porto, demonstram “uma demanda significativa”, que reflete a “necessidade de continuar a reforçar o mercado habitacional dedicado à classe média”.

PSP do Porto apreende mais de meio milhão de euros a rede de tráfico de droga

A PSP do Porto apreendeu 580 mil euros em dinheiro, estupefacientes, entre os quais cocaína, heroína, haxixe e liamba, bem como três carros a uma rede de tráfico de droga que operava na Área Metropolitana do Porto, nomeadamente em Gondomar e na Maia,informou aquela força policial em comunicado enviado às redações.