Governo anuncia concurso para a contratação de mais mil agentes da PSP
Porto Canal
O Ministério da Administração Interna vai abrir, até ao final do ano, um novo curso de formação para mais mil agentes da Polícia de Segurança Pública. A formalização do concurso já está a ser articulada com o Ministério das Finanças.
A garantia foi dada, esta quarta-feira, pelo Ministro José Luís Carneiro, na apresentação das equipas de policiamento de visibilidade do Comando Metropolitano do Portoda PSP que fez chegar mais 186 polícias aquele comando.
Em declarações à margem do evento, José Luís Carneiro explicou que a decisão de colocar “mais 186 polícias na Área Metropolitana do Porto é o resultado de um esforço de formação de mais de 900 polícias”.
“Este esforço de rejuvenescimento do efetivo vai continuar e espero muito em breve, nos próximos dias, poder dar conta pública de uma decisão do Ministério da Administração Interna (MAI) e também do Ministério das Finanças da abertura de um novo curso de formação para mais 1.000 polícias, permitindo o reforço do efetivo e dar resposta a alguns que estão a alcançar a idade da pré-aposentação poderem ter esse direito”, disse.
Questionado se estava para breve, o ministro respondeu estarem a trabalhar com o Ministério das Finanças nesse objetivo e que “quando estiver fechado esse compromisso será tornado público”.
MAI diz que sindicatos "ficaram satisfeitos" com aumentos previstos para os próximos anos
Sobre as reclamações apresentadas pelos sindicatos, José Luís Carneiro afirmou que “faz parte de um direito inalienável dos representantes sindicais e das associações de trabalhadores defender os seus direitos de forma convicta”, argumentando, contudo, ter sentido que estes “ficaram satisfeitos” pelo facto de “haver para 2023, 2024, 2025 e 2026 aumentos já contratualizados para todos os anos, com um reforço que vai dos 50 euros aos 100 euros e que apanha todas as carreiras e níveis remuneratórios”.