As imagens dos 56 adeptos do Marselha detidos após desacatos com a polícia numa estação de serviço da A1
Porto Canal
Um autocarro com 56 adeptos franceses do Marselha foi parado esta manhã no IC2 perto do rio Trancão, à entrada de Lisboa. Os adeptos identificados como “casuals” levavam vários objetos proibidos, entre eles bastões, soqueiras e passa-montanhas, e são suspeitos de terem provocados graves danos materiais numa estação de serviço da A1.
Em declarações à TVI, a subcomissária da PSP Laura Bicheiro revelou que o grupo francês entrou em Portugal num autocarro pela fronteira norte do país, ameaçaram e provocaram danos a viaturas policiais na estação de serviço de Santarém, antes de fugirem pela IC2, em direção a Loures. Foram mais tarde detidos e levados para as instalações do Corpo de Intervenção, na Ajuda, para serem todos identificados.
Segundo avança a CNN, os adeptos viajaram sem bilhete para o jogo contra o Sporting, num autocarro sem seguro, na posse de drogas e facas. São considerados perigosos e terão entrado no país única e exclusivamente para provocar desacatos e confrontar as claques da equipa de Alvalade.
Durante a noite de terça-feira já tinham sido identificados 150 adeptos do Marselha – e outros 50 do Sporting – que se preparavam para confrontos na cidade de Lisboa.
Em comunicado, a PSP informava que tinha colocado agentes “em vários pontos da cidade de Lisboa” a fazer policiamento aos “vários grupos de adeptos que se encontravam a deambular”, tendo sido abordado “um grupo de 50 indivíduos, adeptos do Sporting Clube de Portugal, todos vestidos de negro, suspeitos de terem deflagrado engenhos pirotécnicos nas imediações do Estádio José Alvalade”.
No decorrer desta ação foram apreendidas 11 balaclavas, 11 tochas completas, dois bastões extensíveis, um par de luvas táticas com kevlar, um picador artesanal, um bastão artesanal, um foguete, uma tocha cortada, uma lata de tinta verde e uma gola.
O Sporting recebe esta noite o Marselha em jogo para a Liga dos Campeões.