OE2023: Líder do PSD espera "pouco" da proposta, mas antevê "bela apresentação"

| Política
Porto Canal / Agências

O presidente do PSD, Luís Montenegro, disse hoje esperar "pouco" da proposta de Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) que o Governo entrega na Assembleia da República, apesar de antever uma "bela apresentação".

"Espero pouco" da proposta do OE2023, disse o líder social-democrata, questionado pelos jornalistas, na vila alentejana de Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz (Évora), à margem da reunião da comissão permanente do PSD.

Segundo o Ministério das Finanças, estava previsto que o OE 2023 fosse entregue na Assembleia da República pelas 13:00 de hoje, seguindo-se, de tarde, uma conferência de imprensa de apresentação.

Sobre esta conferência de imprensa, Luís Montenegro, que iniciou hoje em Évora o seu roteiro "Sentir Portugal" por Évora, que o vai levar, durante a semana, aos 14 concelhos do distrito, anteviu que será "uma bela apresentação do Governo".

"Teremos belos quadros, teremos um belo 'powerpoint', teremos um belo conjunto de intenções, que, aliás, também é aquilo que ontem [domingo] já o senhor primeiro-ministro fez a propósito deste acordo" de concertação social, afirmou.

Mas, continuou, "depois, não vamos ter resultados" e "não vamos a concretização desses resultados".

"Portanto, vamos ter a 'fruta da época'. Uma bela conferência de imprensa, anúncios, com certeza, mais os portugueses com uma perda de poder de compra, o país a pagar impostos como nunca pagou, o excesso de carga fiscal a não ter retorno do ponto de vista das políticas sociais que possa gerar mais justiça social".

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.