Wolfgang Schaüble lamenta decisão mas elogia "colega e amigo" Vítor Gaspar

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 jul (Lusa) - O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaüble, lamentou, em declarações enviadas à Lusa, o pedido de demissão do seu "colega e amigo" Vítor Gaspar, considerando que este foi decisivo para colocar Portugal no caminho da recuperação económica.

"Lamento a decisão do meu colega e amigo Vítor Gaspar. Ele e a sua equipa foram decisivos para recolocar Portugal o caminho certo da recuperação económica. Eles garantiram que os investidores recuperassem a confiança em Portugal", diz o líder da pasta das Finanças da maior economia europeia.

"Vou sentir falta de um parceiro de confiança e um bravo lutador pela causa do seu país", adianta ainda o governante alemão em declarações enviadas à Agência Lusa.

Wolfgang Schaüble elogiou ainda a escolha já hoje conhecida de Maria Luís Albuquerque, até agora secretária de Estado do Tesouro, para o cargo deixado vago por ministro das Finanças.

"É no entanto bom ver que um dos seus mais próximos aliados irá suceder-lhe. Maria Luís Albuquerque tem sido um agente chave para Portugal e na implementação do programa português e assim na reconstrução da economia portuguesa. É reconfortante saber que Portugal vai manter o caminho e que Maria Luís Albuquerque irá continuar o bom trabalho feito até agora. Congratulo-a, desejo-lhe o melhor", diz o governante alemão, esperando falar com ela já na próxima reunião do Eurogrupo que acontece em Bruxelas na próxima semana.

NM // PDF

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.