Município do Porto lança projeto alimentar “Good Food HUBs”

Município do Porto lança projeto alimentar “Good Food HUBs”
| Norte
Porto Canal

Sob o lema “Muda a tua alimentação. Transforma o mundo” foi apresentado, na quinta-feira, no auditório da UPTEC - Parque da Ciência e da Tecnologia da Universidade do Porto, o projeto “Good Food HUBs”. Este iniciativa tem como objetivo tornar mais sustentável, saudável, justo e próximo o sistema de alimentação da cidade, começando, numa zona piloto, na Asprela.

O Good Food HUBs é promovido pelo Município do Porto e reúne cinco instituições (ISEP, U. Portucalense, FADEUP, FPCEUP, UPTEC), que asseguram espaços temporários (HUB) para esta interação, com uma frequência quinzenal.

Está também a ser desenvolvida uma aplicação Good Food HUBs para facilitar a gestão de encomendas e a comunicação entre consumidores e produtores/distribuidores. Para isso basta aceder à plataforma e deixar o contacto.

A sessão de lançamento do projeto contou com a participação do vice-presidente e vereador do Ambiente e Transição Climática, Filipe Araújo, do reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, da presidente da UPTEC e vice-reitora, Joana Resende, e representantes das instituições parceiras. No final da cerimónia, todos os participantes foram convidados a visitar o Mercado Good Food HUBs, à saída do auditório da UPTEC, onde podiam adquirir produtos certificados biológicos.

Filipe Araújo reforçou o foco da cidade no sistema alimentar, relembrando o trabalho que tem sido feito neste âmbito, nos últimos anos, pelo Município: em 2017, um Roadmap para a Economia Circular 2030, com objetivo identificar oportunidades e linhas orientadoras, construir uma visão de longo prazo, dando suporte a um programa de ações concretas , de forma a transformar o Porto numa cidade circular em 2030.

Colabora também, desde 2018, com a Fundação Ellen MacArthur em várias iniciativas de circularidade, com destaque para o sistema alimentar, com a promoção do autoconsumo de alimentos, através da disponibilização de quatro hectares de hortas na cidade, e o consumo local em feiras e mercados de produtores.

O Município trabalha, igualmente, na redução do desperdício alimentar – por exemplo, através dos projetos “Embrulha”, “Dose Certa” ou ainda o “FoodLoops”, financiado pelo programa H2020 e que permite mapear os fluxos dos alimentos (onde são produzidos, como são distribuídos, onde e como são vendidos e consumidos, onde são desperdiçados), assim como um concurso de ideias, que visa premiar e fazer mentoria a jovens empreendedores que tragam projetos disruptivos que apliquem os princípios circulares no sistema alimentar.

A recolha de resíduos orgânicos porta-a-porta em grandes produtores e algumas residências já está consolidada, mas, em breve, mais portuenses poderão facilmente separar os seus resíduos orgânicos.

Asprela escolhida como zona piloto

“Finalmente surgiu a oportunidade de criar o ‘Good Food Hubs’, integrado no macro-projeto Asprela+Sustentável, financiado pelos EEA Grants com a intenção de criar um laboratório vivo nesta zona, considerada o quilómetro quadrado mais rico de conhecimento e inovação da Europa”, sublinhou o vice-presidente.

“Reconhecendo as especificidades e potencialidades deste território encontramos na Asprela as condições ideais para testar uma rede piloto onde a transformação para um sistema alimentar mais saudável, sustentável e local no Porto pode ter lugar, tanto ao nível dos microconsumidores como nós, como ao nível dos macroconsumidores como as cantinas”, acrescentou Filipe Araújo.

O projeto pretende aproximar os consumidores dos produtores e distribuidores que tenham certificação do modo biológico: neste novo programa, a distribuição ou venda dos produtos biológicos vai ser feita junto a instituições da cidade, na zona da Asprela (local trabalho, residência ou estudo), onde, diariamente, circulam cerca de 60 mil pessoas e que conta com mais de 30 mil residentes.

Este projeto torna mais fácil o acesso a alimentos frescos, de qualidade, saudáveis, de proximidade e a preços justos e, ao mesmo tempo, incentiva a práticas agrícolas sustentáveis, de modo a proteger os solos, aumentar a biodiversidade e contribuir para a descarbonização da sociedade. O Good Food HUBs pretende transformar a Asprela num sistema alimentar saudável, sustentável, local e sem desperdício.

O projeto está também associado ao programa financiado pelo EEA Grants, Asprela + Sustentável, cujo trabalho passa por áreas como a economia circular, a eficiência energética ou a gestão de resíduos. O objetivo é ainda criar um laboratório vivo de descarbonização naquela zona da cidade. O Município é assim responsável pela implementação de circuitos curtos agroalimentares na zona da Asprela, através de diversos pontos de entrega/venda de produtos entre produtores e consumidores (HUBs).

Para além disso, irá ser criado uma dinâmica constante de eventos associados ao Good Food HUBs, em parceria com as instituições e organizações da Asprela, dinamização de workshops, palestras, conferências e outros eventos, assim como introduzir critérios de sustentabilidade nas cantinas universitárias daquela zona e potenciar o apoio de projetos de investigação associados ao sistema alimentar.

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.

Falso procurador da Póvoa de Lanhoso paga prejuízo e livra-se de processo por burla

Um antigo funcionário judicial do Tribunal da Póvoa de Lanhoso que estava acusado de burla qualificada, por se ter feito passar por procurador, acabou por não ser julgado, porque, entretanto, reparou integralmente o prejuízo causado.