Demissão do Diretor do Museu da Cidade do Porto. Rui Moreira alega “visões não convergentes”

Demissão do Diretor do Museu da Cidade do Porto. Rui Moreira alega “visões não convergentes”
| Porto
Porto Canal

Nuno Faria, diretor artístico do Museu da Cidade do Porto, vai deixar o cargo nos próximos dias.

A substituição, avançada pelo jornal Público esta sexta-feira, é justificada pelo Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, com a existência de “visões não convergentes para o futuro do Museu da Cidade”.

O curador, com um currículo que inclui passagens pela Gulbenkian e Instituto de Arte Contemporânea, deixa também o cargo que exerce na empresa municipal Ágora, enquanto responsável pelo departamento de museus e coleções.

O antigo Museu Romântico, na Quinta da Macieirinha, motivou, em Agosto de 2021, o primeiro percalço no trabalho que Nuno Faria vinha a desenvolver junto dos principais programadores culturais da autarquia. A substituição do recheio da casa foi alvo de duras críticas, tornando-se um tema central da área da Cultura nas últimas eleições autárquicas.

O Museu da Cidade (MdC) é composto por 17 estações, estendendo-se desde o Reservatório, localizado no Parque da Pasteleira, a estação mais ocidental, passando pela Biblioteca Sonora, no centro, e terminando em Bonjóia (futura) Extensão da Natureza, no ponto mais oriental.

+ notícias: Porto

STCP deixa sistema com 20 anos para trás e controla operação em tempo real

É um painel com cerca de dois metros pelo qual as equipas podem ver o mapa da rede da STCP e acompanhar onde está cada autocarro. O sistema tem uma exatidão “ao pormenor”, com a informação atualizada a cada dez segundos. Deixando para trás equipamentos com mais de 20 anos, a empresa adquiriu um novo Sistema de Apoio à Exploração (SAEI) e um videowall. Em termos práticos, a gestão da rede passa a ser mais eficaz, tal como a resolução de problemas.

Demolição de estrutura na praia do ourigo volta a ser adiada devido ao mau tempo

A demolição da estrutura de betão na praia do Ourigo, no Porto, iria ocorrer esta segunda-feira, algo que não foi possível devido ao mau tempo que assolou a cidade do Porto, apurou o Porto Canal junto da APA/RH Norte.

Presidente da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos demite-se do movimento que apoia Moreira

A atual presidente da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, Sofia Maia, demitiu-se, esta terça-feira, do Movimento independente, que apoia Rui Moreira.