Demissão do Diretor do Museu da Cidade do Porto. Rui Moreira alega “visões não convergentes”
Porto Canal
Nuno Faria, diretor artístico do Museu da Cidade do Porto, vai deixar o cargo nos próximos dias.
A substituição, avançada pelo jornal Público esta sexta-feira, é justificada pelo Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, com a existência de “visões não convergentes para o futuro do Museu da Cidade”.
O curador, com um currículo que inclui passagens pela Gulbenkian e Instituto de Arte Contemporânea, deixa também o cargo que exerce na empresa municipal Ágora, enquanto responsável pelo departamento de museus e coleções.
O antigo Museu Romântico, na Quinta da Macieirinha, motivou, em Agosto de 2021, o primeiro percalço no trabalho que Nuno Faria vinha a desenvolver junto dos principais programadores culturais da autarquia. A substituição do recheio da casa foi alvo de duras críticas, tornando-se um tema central da área da Cultura nas últimas eleições autárquicas.
O Museu da Cidade (MdC) é composto por 17 estações, estendendo-se desde o Reservatório, localizado no Parque da Pasteleira, a estação mais ocidental, passando pela Biblioteca Sonora, no centro, e terminando em Bonjóia (futura) Extensão da Natureza, no ponto mais oriental.