TAP: Renovação da frota inaceitável e suspensão é única resposta

| País
Porto Canal / Agências

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) defendeu hoje que a renovação da frota automóvel da TAP é "inaceitável" e que a sua suspensão é a "única resposta possível", vincando que em causa estão dinheiros públicos.

"A renovação da frota de gestores da TAP, neste momento, é ética e moralmente inaceitável", lê-se num comentário do presidente do SPAC, a que a Lusa teve acesso.

Para o sindicato, suspender a compra dos carros é "a única resposta possível" para corrigir uma decisão com a qual "ninguém pode concordar".

A Comissão Executiva da TAP informou hoje, em comunicado, que vai procurar manter a atual frota automóvel pelo período máximo de um ano, por compreender o "sentimento geral dos portugueses", após polémica sobre carros de luxo.

Em causa está a notícia avançada pela TVI/CNN Portugal e pelo portal Away, na quarta-feira, de que a TAP encomendou uma nova frota de automóveis BMW para a administração e gestores, substituindo os da Peugeot.

O sindicato vincou que esta decisão "é o mínimo" que a TAP podia fazer, notando que a gestão da companhia aérea "não pode fazer de conta que nada se passa", quando está em causa dinheiro público.

"Estamos a falar de respeito. É disso que se trata neste caso e só pedimos mais respeito pelos trabalhadores da TAP e pelos contribuintes", concluiu a estrutura sindical.

A TAP defende que a renovação da frota automóvel permite uma poupança de 630 mil euros anuais, justificando que em causa estão 50 viaturas, para o qual foi feito um concurso ao mercado, tendo sido convidadas a participar seis entidades no mercado português.

O caso levou o Presidente da República a apontar à companhia aérea portuguesa "um problema de bom-senso", defendendo contenção em tempos difíceis.

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.