Preços de alojamentos no Porto levam a abandono no Ensino Superior

Preços de alojamentos no Porto levam a abandono no Ensino Superior
| Porto
Porto Canal

Um mês depois do início do ano letivo, o aumento dos preços e a diminuição do número de quartos disponíveis continuam a piorar o problema do “alojamento estudantil”.

Se antes do ensino superior voltar a abrir portas o problema já inquietava toda a comunidade estudantil, um mês depois o cenário mantém-se e as preocupações aumentam. De acordo com Gabriela Cabilhas, presidente da Federação Académica do Porto (FAP), atualmente o “preço médio é de 324 euros por quarto, no Porto, mas há quartos com preços bastante superiores e sem condições condignas”, o que faz com que muitos estudantes estejam ainda sem alojamento, ou até mesmo desistam da faculdade e não renovem a matrícula.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

“Há um conjunto de estudantes que não renovaram a matrícula”, afirmou Gabriela Cabilhas e, de acordo com um dirigente do ensino superior ouvido pelo Porto Canal, alguns casos prendem-se com as dificuldades em pagar os preços exigidos, neste momento, por um quarto. “Eu já cheguei a pagar 200 euros por um quarto, com despesas, e neste momento só encontro quartos a 350 ou 400 euros”, admitiu Carolina Moreira, estudante no Porto há 5 anos que, pela primeira vez, está ainda à procura de um quarto.

O mercado vive, agora, de preços excessivos e insuportáveis para muitos estudantes, e que muitas vezes não se fazem acompanhar de boas condições. Ao longo dos últimos dias o Porto Canal foi conhecer a realidade de quem continua na corrida ao alojamento e até mesmo de quem já viveu com 16 pessoas e condições precárias.

+ notícias: Porto

Aprovado programa para reabilitação urbana em Azevedo de Campanhã no Porto

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, com a abstenção da CDU, o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana a desenvolver nos próximos 10 anos em Azevedo Campanhã, na zona oriental da cidade.

Metro do Porto divulga novas imagens dos trabalhos da Linha Rosa

A Metro do Porto divulgou esta terça-feira novas imagens das obras do túnel que integra a Linha Rosa.

Um ano depois, 37 detidos na Pasteleira foram acusados pelo Ministério Público

O Departamento de Investigação e Ação Penal do Ministério Público do Porto acusou 37 arguidos da investigação à rede de tráfico de droga do bairro da Pasteleira Nova, avança o Correio da Manhã.