Preços de alojamentos no Porto levam a abandono no Ensino Superior

Preços de alojamentos no Porto levam a abandono no Ensino Superior
| Porto
Porto Canal

Um mês depois do início do ano letivo, o aumento dos preços e a diminuição do número de quartos disponíveis continuam a piorar o problema do “alojamento estudantil”.

Se antes do ensino superior voltar a abrir portas o problema já inquietava toda a comunidade estudantil, um mês depois o cenário mantém-se e as preocupações aumentam. De acordo com Gabriela Cabilhas, presidente da Federação Académica do Porto (FAP), atualmente o “preço médio é de 324 euros por quarto, no Porto, mas há quartos com preços bastante superiores e sem condições condignas”, o que faz com que muitos estudantes estejam ainda sem alojamento, ou até mesmo desistam da faculdade e não renovem a matrícula.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

“Há um conjunto de estudantes que não renovaram a matrícula”, afirmou Gabriela Cabilhas e, de acordo com um dirigente do ensino superior ouvido pelo Porto Canal, alguns casos prendem-se com as dificuldades em pagar os preços exigidos, neste momento, por um quarto. “Eu já cheguei a pagar 200 euros por um quarto, com despesas, e neste momento só encontro quartos a 350 ou 400 euros”, admitiu Carolina Moreira, estudante no Porto há 5 anos que, pela primeira vez, está ainda à procura de um quarto.

O mercado vive, agora, de preços excessivos e insuportáveis para muitos estudantes, e que muitas vezes não se fazem acompanhar de boas condições. Ao longo dos últimos dias o Porto Canal foi conhecer a realidade de quem continua na corrida ao alojamento e até mesmo de quem já viveu com 16 pessoas e condições precárias.

+ notícias: Porto

Porto espera mais de 100 mil pessoas no regresso da festa de Ano Novo aos Aliados

A Câmara do Porto espera que mais de 100 mil pessoas compareçam no regresso da Avenida dos Aliados como 'epicentro' da festa de passagem de ano, pedindo que se desloquem aos locais de festa de transporte público.

"Greve total" para serviço do metro do Porto na passagem de ano

O Sindicato dos Maquinistas anunciou esta sexta-feira uma "greve total" na operação da Metro do Porto nos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro, exigindo o pagamento do prémio anual, ainda não efetuado, ao operador ViaPorto, do grupo Barraqueiro.

Túnel de Ceuta fecha uma noite por semana até julho devido às obras do metro do Porto

As obras da Metro do Porto vão obrigar o Município do Porto a fechar o Túnel de Ceuta ao trânsito uma noite por semana. Limitação arranca no início do ano e estende-se até julho.