Irão censura triunfo europeu do FC Porto diante do Bayer Leverkusen 

Irão censura triunfo europeu do FC Porto diante do Bayer Leverkusen 
| Desporto
Porto Canal

As autoridades iranianas resolveram censurar o jogo da passada terça-feira entre FC Porto e o Bayer Leverkusen, a contar para a terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, que culminou com a vitória dos "Dragões" por duas bolas a zero.

O duelo entre "azuis e brancos" e a formação germância do Bayer Leverkusen, jogo do maior interesse para o público iraniano, tal é a adoração por Mehdi Taremi, acabou por não ser transmitido no país do Médio Oriente, que tem sido palco de profundos disúrbios sociais. 

O governo de Teerão optou por não emitir a partida, uma vez que suspeitava que os adeptos portistas iriam realizar uma homenagem e demonstração de apoio a Taremi e a Mahsa Amini, mulher que morreu enquanto estava sob custódia da polícia religiosa iraniana por não usar o véu adequadamente.

Um cenário que acabou por se verificar já que, à passagem do minuto 9, número que o avançado persa do FC Porto leva nas costas, as bancadas do Dragão exibiram uma bandeira do Irão, num gesto de solidariedade para com Taremi e o povo iraniano, que tem contestado, de forma destemida, a violência religiosa sobre as mulheres. 

A morte da jovem iraniana, de 22 anos, despoletou uma onda de protestos em Teerão, com repercussões por todo o Mundo, levando até alguns jogadores da seleção iraniana a mostrar o seu apoio aos manifestantes.

Mais de 80 pessoas já perderam a vida e milhares de manifestantes já foram detidos, sendo que o acesso à internet foi condicionado pelo Governo iraniano, segundo informa a organização não governamental Iran Human Rights.

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: “Que seja uma força extra para a continuação da união em torno do FC Porto”

A renovação de contrato de Francesco Farioli “é a retribuição pelo bom trabalho desenvolvido até agora” e “uma força extra para a continuação da união em torno do FC Porto”. À margem do 120.º aniversário da Livraria Lello, André Villas-Boas afirmou que o desempenho do técnico italiano “tem sido notável, assim como o relacionamento com a equipa, com o Clube e com a cidade” e mostrou-se “muito satisfeito” com a prolongação do vínculo, uma decisão tomada para “transmitir confiança” e com o objetivo de “conquistar títulos”.

Francesco Farioli: “O nosso compromisso é dar tudo pela família portista”

O FC Porto vai medir forças com o Benfica a partir das 20h45 desta quarta-feira, num duelo referente aos quartos de final da Taça de Portugal (RTP1), e Francesco Farioli assume “o compromisso de entrar em campo e dar tudo pela família portista, pelos que vão estar no Estádio do Dragão e pelos que vão assistir ao jogo através da televisão”, porque “não há nada mais importante do que o FC Porto e ninguém é mais importante do que o FC Porto”.

FC Porto: Informações aos adeptos para o Clássico

O FC Porto recebe o Benfica esta quarta-feira (20h45), em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Os bilhetes estão esgotados há alguns dias, pelo que se antevê uma noite de grandes emoções no Estádio do Dragão.