Irão censura triunfo europeu do FC Porto diante do Bayer Leverkusen 

Irão censura triunfo europeu do FC Porto diante do Bayer Leverkusen 
| Desporto
Porto Canal

As autoridades iranianas resolveram censurar o jogo da passada terça-feira entre FC Porto e o Bayer Leverkusen, a contar para a terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, que culminou com a vitória dos "Dragões" por duas bolas a zero.

O duelo entre "azuis e brancos" e a formação germância do Bayer Leverkusen, jogo do maior interesse para o público iraniano, tal é a adoração por Mehdi Taremi, acabou por não ser transmitido no país do Médio Oriente, que tem sido palco de profundos disúrbios sociais. 

O governo de Teerão optou por não emitir a partida, uma vez que suspeitava que os adeptos portistas iriam realizar uma homenagem e demonstração de apoio a Taremi e a Mahsa Amini, mulher que morreu enquanto estava sob custódia da polícia religiosa iraniana por não usar o véu adequadamente.

Um cenário que acabou por se verificar já que, à passagem do minuto 9, número que o avançado persa do FC Porto leva nas costas, as bancadas do Dragão exibiram uma bandeira do Irão, num gesto de solidariedade para com Taremi e o povo iraniano, que tem contestado, de forma destemida, a violência religiosa sobre as mulheres. 

A morte da jovem iraniana, de 22 anos, despoletou uma onda de protestos em Teerão, com repercussões por todo o Mundo, levando até alguns jogadores da seleção iraniana a mostrar o seu apoio aos manifestantes.

Mais de 80 pessoas já perderam a vida e milhares de manifestantes já foram detidos, sendo que o acesso à internet foi condicionado pelo Governo iraniano, segundo informa a organização não governamental Iran Human Rights.

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “Queremos voltar a ganhar para nos reerguermos”

A paragem para compromissos internacionais já lá vai e é hora de voltar a entrar em ação. O FC Porto vai a Moreira de Cónegos (domingo, 17h00, Sport TV) disputar um “encontro com grau de dificuldade elevado” da quarta eliminatória da Taça de Portugal contra um Moreirense que “não perdeu em casa no passado recente” e Vítor Bruno começou por deixar clara a “vontade de voltar a ganhar” e de ter “boas sensações” numa “fase que não é a melhor”.

FC Porto: Contas e Fundação aprovadas por larga maioria

Os dois pontos da Ordem de Trabalhos em votação na Assembleia Geral do FC Porto foram aprovados por larga maioria na reunião magna que juntou 1.178 associados no Dragão Arena este sábado.

António Tavares: “Quem ganhou foram os sócios do FC Porto”

Os associados do FC Porto “estiveram presentes em força e quiseram manifestar a sua preocupação e a sua confiança na liderança do clube” numa “Assembleia muito participada” que se iniciou às 11 da manhã e terminou às 18 horas deste sábado. No rescaldo da reunião magna “muito viva e muito participada” com dois pontos na Ordem de Trabalhos - aprovados por 80,5% e 79,17% dos 1.042 sócios que exerceram o direito de voto -, António Tavares falou de um “resultado extremamente estimulante”.