Escola que formou personalidades do Porto celebra 50 anos

| Porto
Porto Canal

Pedro Abrunhosa, Rui Reininho, Manuel Cruz mas também vários atletas conhecidos como Diogo Costa. Todos eles estudaram na Escola Secundária António Nobre. O estabelecimento de ensino celebra cinco décadas de existência. Pelos corredores já passaram diferentes personalidades da cidade do Porto.

Carlos Pedro Vasconcelos, Diretor do Agrupamento de Escolas António Nobre, diz que os professores são como os pais em relação aos filhos, “gostam imenso que os alunos singrem” e já foram vários os alunos que deram verdadeiras estrelas nacionais. A começar por Diogo Costa, guarda-redes do Futebol Clube do Porto e da seleção nacional, que se junta a outros nomes que já fizeram parte do plantel portista, como Vitinha, Tozé ou Fábio Vieira. “Quando vemos que eles conseguiram objetivos fantásticos, claro que a nossa satisfação é imensa”, explica Carlos Vasconcelos.

O orgulho pelo agrupamento é transversal a toda a comunidade académica. Armando Fonseca, assistente operacional há 20 anos, tem os nomes de antigos alunos na ponta da língua. Dos mais conhecidos diz sentir orgulho e recorda os momentos em que ainda eram estudantes. “Eles eram brincalhões, gostavam de se meter com os assistentes operacionais e nós divertiamo-nos”, conta.

A escola Secundária de António Nobre, que integra um agrupamento composto por seis instituições de ensino, celebra 50 anos de existência. O estabelecimento está sob a alçada da Câmara Municipal do Porto que se compromete a aumentar a capacidade e a oferta formativa da escola. “Temos que repensar o ordenamento da cidade e nesta escola passa por realizarmos obras e aumentar o número de alunos”, explica o vereador com o pelouro da educação Fernando Paulo.

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Greve dos controladores em França cancela dezenas de voos no aeroporto do Porto

A greve dos controladores de tráfego aéreo em França levou esta quinta-feira ao cancelamento de quase 90 voos de diversas companhias aéreas nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, segundo os dados disponíveis nos respetivos ‘sites’.

Vandalizado mural na Maia dedicado ao 25 de abril

O Mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril de 1974 na Maia foi vandalizado durante a noite com pichagens de louvor a Salazar, anunciou a autarquia, que garantiu que a obra será na mesma inaugurada esta quinta-feira.