FC Porto: "Dragão" com chama goleia SC Braga e ascende ao segundo lugar (4-1) 

FC Porto: "Dragão" com chama goleia SC Braga e ascende ao segundo lugar (4-1) 
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto recebeu e venceu os "Guerreiros do Minho" por quatro bolas a uma, na 8ª jornada do campeonato, e ascendeu ao segundo posto, em igualdade pontual com os minhotos. Evanilson, Eustáquio, Pepê e Galeno foram os autores dos golos, numa noite em que a festa se fez de azul e branco. 

Num Estádio do Dragão pintado de azul e branco, a formação comandada por Sérgio Conceição queria voltar à senda de vitórias, depois do empate diante do Estoril-Praia na jornada anterior. 

Num primeiro tempo marcado pelo equilíbrio, os campeões nacionais tentaram sempre assumir as rédeas do encontro e colocar-se-iam em vantagem depois da meia hora de jogo. 

Taremi fugiu pela esquerda, perante a saída de Matheus perdeu enquadramento, a bola sobrou para Eustáquio, que cruzou na esquerda para a finalização de Evanilson para uma baliza deserta. Foi o 30º golo do dianteiro brasileiro de Dragão ao peito, o quarto nesta edição da Liga.

A formação bracarense ainda se estava a tentar compor depois do primeiro tento da partida, quando Stephen Eustáquio, depois de um belíssimo desenho ofensivo do conjunto da Invicta, dilatou a vantagem, para loucura dos milhares que preenchiam as bancadas. 

Insatisfeito com o rumo dos acontecimentos, Artur Jorge operou uma tripla substituição ao intervalo, colocando Uros Racic, Victor Goméz e Abel Ruiz para os lugares de Iuru Medeiros, Fabiano e Banza. 

As alterações surtiram efeito aos 55 minutos, quando os bracarenses reduziram vantagens, na sequência de um auto-golo de Pepe.

O FC Porto não virou a cara à luta e, momentos depois, aos 63 minutos, iria recolocar a vantagem de dois golos no marcador. Após uma iniciativa individual soberba de Taremi, que passou a bola entre as pernas de Tormena, o avançado iraniano serviu, depois Pepê para o terceiro!

Golpe com um elevado peso anímico no conjunto minhoto, principalmente porque instantes depois o guardião Matheus foi expulso após derrubar Taremi à entrada da área e a reta final do encontro acabou por pertencer quase em exclusivo aos dragões.

Antes do apito final, Galeno fechou as contas, marcando à antiga equipa, fixando o rersultado final com contornos de goleada. Com isto, o FC Porto iguala os minhotos no segundo lugar, ambos com 19 pontos.

 

 

 

 

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: “Queremos inverter rapidamente a tendência dos resultados”

O plantel do FC Porto seguiu viagem para a Bélgica decidido a “inverter rapidamente a tendência dos resultados”. Disposto a “assumir as responsabilidades pelo mau momento da equipa” e certo de que “existe qualidade e capacidade para dar muito mais”, André Villas-Boas lidera uma comitiva de 26 atletas que têm “trabalhado bem para restaurar as vitórias e a confiança no seu jogo e nas suas capacidades”.

FC Porto: Cimeira europeia em Bruxelas

O quarto jogo consecutivo na condição de visitante leva o FC Porto até casa do Anderlecht. A partir das 17h45 portuguesas, na capital belga e na Sport TV5, os portistas disputam a quinta jornada da Liga Europa, competição que mantém os dois emblemas separados por seis pontos: os vencedores da Taça UEFA em 1983 partilham o segundo posto com outros cinco clubes e os campeões em 2003 e 2011 ocupam um dos últimos lugares de acesso ao play-off (22.º).

Vítor Bruno: "É um desafio importante para nós e o nosso único pensamento é a vitória”

A 5.ª jornada da fase de liga da Liga Europa levou o FC Porto até Bruxelas, na Bélgica, onde os Dragões vão medir forças com o Anderlecht (quinta-feira, 17h45, Sport TV). Reconhecendo que os azuis e brancos estão “no fio da navalha” depois de quatro pontos somados nas primeiras quatro jornadas, Vítor Bruno quer que a equipa perceba “o que nunca foi feito aqui”, entrando “forte”, mas “humildes e respeitando o adversário”. “Temos de transformar em revolta aquilo que não temos feito ultimamente”, acrescentou, entre outras coisas, o treinador portista.