Covid-19: Isolamento em caso de infeção deixa de ser obrigatório
Porto Canal
As pessoas infetadas com covid-19 vão deixar de ter isolamento obrigatório . Além disso, o SNS24 vai deixar de passar testes como acontecia até agora. Estas são medidas que surgem depois da situação de alerta devido à covid-19 deixa de estar em vigor este sábado.
A notícia foi avançada pelo JN ao final da tarde desta sexta-feira. A medida surge na sequência da decisao do Governo de não renovar a situação de alerta por causa da covid-19. “Foi determinado não prolongar a situação de alerta no território nacional continental no âmbito da doença covid-19, bem como a cessação de vigência de diversas leis, decretos-leis e resoluções aprovadas no âmbito da pandemia”, anunciou André Moz Caldas, Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros na quinta-feira.
Até agora, caso um utente tivesse um autoteste positivo podia ligar para o serviço e obter uma prescrição para realizar um teste confirmatório ao vírus nas farmácias ou nos laboratórios, dispensando-o de uma deslocação ao centro de saúde. Agora, este cenário chega ao fim, uma vez que a partir deste sábado, o rastreio é comparticipado a 100% mediante uma prescrição médica, adianta o diário portuense.