Monumental da Póvoa. Um espaço de memória entre o clímax e o negro

Monumental da Póvoa. Um espaço de memória entre o clímax e o negro
| Norte
Porto Canal

Alguém escreveu “morte” nas paredes da Monumental Praça de Touros da Póvoa de Varzim. O substantivo feminino foi agora abaixo, tal e qual como toda a estrutura. As opiniões dividem-se, a estrutura devia ser preservada e reutilizada para outras funções: a estrutura devia ir mesmo abaixo, por representar a ‘morte’. Mas a verdade é que foi demolido e dará lugar a um espaço multiusos de nome: Póvoa Arena.

Foi em 1949 que o Monumental foi inaugurado na pequena cidade de pescadores, que era a Póvoa de Varzim com fortes influências do Estado Novo. Até 2018, ano em que foi desativada, a Praça de Touros viu milhares e milhares de pessoas, uma verdadeira afición.

Porto Canal

Blogue: A Nossa Póvoa

Comum a todos os espetáculos tauromáquicos é a luta contra a brutalidade aplicada nos animais, nomeadamente o ato de espetar metal no dorso do touro e a estocada final, que leva à morte do imponente animal.

É este clímax quase orgásmico da afición, onde o toureiro espeta a espada na direção do coração do touro e onde, em cima de um cavalo, um cavaleiro tauromáquico espeta a lança, vez após vez, no dorso do animal, que leva aos apoiantes da vida animal a protestar e a pedir o fim da tauromaquia.

Porto Canal

Maquete: Póvoa Arena

Na Póvoa, terra de ‘nortada’, a verdade é que, com o passar dos anos, o vento empurrou para fora da cidade a febre das touradas. Mas esta mesma febre levou a que, no dia em que o Monumental começou a ser demolido, tenham sido entregues envelopes com balas endereçadas a Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e Luís Diamantino, vice-presidente. A autarquia destacou o ‘timming’ do acontecimento, 24 horas após o início da demolição da desativada Praça de Touros da cidade.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.