“Estou aqui para lutar pelo FC Porto doa a quem doer”. Jorge Nuno Pinto da Costa distinguido pela AF Porto com o Prémio Ouro e Mérito

| Desporto
Porto Canal

O dia do 129.º aniversário do maior e mais antigo clube da cidade Invicta terminou com a entrega de um galardão ao mais titulado dirigente da história do futebol. Homenageado com o Prémio Ouro e Mérito pela Associação de Futebol do Porto - que recentemente comemorou onze décadas de existência e fez questão de “reconhecer o trabalho de excelência” do líder portista -, Jorge Nuno Pinto da Costa usou da palavra para proferir um extenso discurso recheado de elogios ao organismo, às personalidades ali presentes e, claro está, de exaltação dos valores do FC Porto.

Na voz do presidente azul e branco, que garantiu “nunca agir ou deixar de agir com medo seja do que for”, “defender sempre o FC Porto” é um dos motes por que se tem regido ao longo dos últimos 40 anos. Em jeito de despedida, e já depois de recordar “as mudanças necessárias no departamento de futebol” que lhe permitiram “partir para um ciclo de vitórias conforme demonstram os oito títulos conquistados desde então”, Pinto da Costa deixou um apelo e uma garantia para o futuro: “Contem comigo, não tenham medo de estar comigo, porque eu estarei com todos e continuarei a ter todos os sonhos do mundo em favor do FC Porto”.

O saudoso Sardoeira Pinto

“É, para mim, uma honra enorme a vossa presença. Há 46 anos entrei pela primeira vez como diretor para o futebol recém-eleito na AF Porto, uma casa modesta que muitos não conheceram, de que muitos não se lembrarão e que ficava sita na rua José Falcão. Ia lá semanalmente, porque não havia computadores nem telefones e tudo tinha de ser tratado no local. Ali aprendi a ter um respeito e admiração enorme pelo dirigismo associativo. Pessoas que encontrava lá diariamente, longe dos holofotes da imprensa, com uma dedicação extrema foram os grandes obreiros da formação do futebol em Portugal. Tive o prazer de conhecer um presidente da Associação que mais tarde viria a ser meu parceiro na presidência da Assembleia Geral, o doutor Sardoeira Pinto, com quem aprendi o entusiasmo que pinha em tudo aquilo a que se dedicava". 

Uma Associação que serve de exemplo

“Mais tarde, a Associação cresceu, eu assumi a presidência do FC Porto e tive no doutor Adriano Pinto um professor do que é dedicação e obstinação de conseguir as vitórias dentro dos nossos objetivos, traçados com lealdade e a finalidade de vencer. É um exemplo que ainda hoje guardo e recordo com muita saudade, que veio a ser substituído pelo doutor Lourenço Pinto, que manteve o mesmo carinho e dedicação a esta casa e muito contribuiu para o seu desenvolvimento. Foram dois amigos, dois mestres, dois amigos que muito me orgulham por ter sido o FC Porto, juntamente com o Leixões, o fundador desta AF Porto.

Essa fundação deveu-se à necessidade de os clubes se juntarem numa onda de progresso, de se defenderem das dificuldades e de confraternização que realmente existia na rua José Falcão. Hoje, senhor presidente, pode estar orgulhoso por ser um continuador brilhante dos seus antecessores. É evidente que os tempos são difíceis, os clubes estão assoberbados de impostos, mas a Associação tem tido um trabalho para os ajudar. É isso que todos nós queremos e nos continuaremos a orgulhar, do muito que já fez e do muito que ainda tem nos seus planos por fazer.”

Grato pelo prémio e pela companhia

“É difícil expressar o que me vai na alma. Quero agradecer-lhe profundamente esse galardão que vai ter um lugar muito especial no meu gabinete. Quero também deixar uma palavra de felicitações para esta Associação, a maior do país, com números impressionantes, conseguiu ter nesta plateia para uma simples entrega de um prémio a um dirigente gão ilustres pessoas, a nata do nosso futebol e do poder autárquico que muito respeito e por quem tenho grande admiração. Há pessoas que, sinceramente, não contava encontrar, mas fico muito feliz.

A doutora Luísa Salgueiro é filha de um amigo e contemporâneo meu no FC Infesta. Vi-a nascer, porque quando fomos colegas o seu pai era solteiro. O senhor presidente da Câmara de Gaia é um amigo, um exemplo e o príncipe dos autarcas. Por tudo o que tem feito pelo Porto, pela região do Porto a que preside e fico muito orgulhoso sempre que vejo os seus sucessos e os progressos da nossa cidade de Gaia porque, por sua iniciativa e amizade, eu sou cidadão de Gaia. Também sou de Gondomar, e por isso tenho um prazer enorme em ter aqui o seu presidente com a amizade que me dedica e que eu retribuo. Aos senhores vereadores de outras cidades aqui presentes, fico-vos muito grato porque todos sabem o quanto admiro a quem dedica a sua vida ao povo das vossas e nossas terras.

Nada nem ninguém a temer

“É muito difícil ser presidente durante 40 anos. Eu acho que quando tomei posse, em 23 de abril de 1982, se me dissessem que ia estar hoje aqui a receber um troféu pelos meus 40 anos de presidente, o mínimo que chamaria a quem o dissesse era louco. Mas é certo que as obras também precisam de uma parte de loucura. Essa loucura teve momentos altos, momentos de dificuldades, mas não estou arrependido, porque pude verificar que por este país fora há muita gente que ama o FC Porto. Há, na nossa região, gente que tem no FC Porto a única razão de felicidade nas suas vidas muito difíceis. É por isso que me mantenho no meu lugar. Há 40 anos, na primeira reunião de direção, assumi o compromisso de dedicar tudo ao FC Porto. De tomar as decisões que fossem necessárias e justas para o FC Porto. E que no dia em que tivéssemos medo de tomar a atitude correta nos viríamos embora. Passados 40 anos ainda cá estou, sinal de que tendo feito coisas boas, outras menos boas e quiçá algumas más, nunca agi ou deixei de agir com medo seja do que for em prol do FC Porto.”

Eterno defensor de um símbolo

“Como fundador desta casa, que muito me orgulha na qualidade de presidente do FC Porto, quero garantir que enquanto aqui estiver, e para que alguns se lembrem ainda tenho mais de um ano e meio de mandato, continuarei a agir da mesma maneira. Sempre em defesa do FC Porto. Todos sabem a campanha constante que fazem contra mim. O que é um orgulho, porque quando deixarem de a fazer é porque pensam que eu não posso fazer nada em prol do FC Porto. Alguns cometem erros, caem no ridículo, mas é vida e todos temos momentos infelizes.”

Sondagens contrariadas à boca das urnas

“Há dias diverti-me muito, porque um jornal para provar que alguns não me queriam na presidência do FC Porto foi fazer uma sondagem ao Alentejo. Mas que ingenuidade… porque é que não foram à casa do Benfica de Paredes? À casa do Benfica de Alpiarça? À casa do Benfica de Setúbal? À casa do Benfica de Olhão? Aí, de certeza que 100% das pessoas acham que eu estou a mais no FC Porto. Enquanto eu sentir, não o apoio da comunicação social nem os interesses seja de quem for, mas a confiança transmitida pelos sócios do FC Porto em 15 atos eleitorais eu continuarei no meu posto. Continuarei a liderar o FC Porto com a confiança dos associados e a ajuda da direção.”

Fim de ciclo só na cabeça de alguns

“Quantos de vós não ouviram já, várias vezes, que estamos num fim de ciclo? Alguém que não tenha ouvido isso? Mas fim de ciclo de quê? De ganhar? As últimas três provas nacionais de futebol foram ganhas pelo FC Porto. Vamos apresentar em breve resultados positivos de alguns milhões. Naturalmente que assumo todas as responsabilidades no que estiver bem feito, mas fim de ciclo… estão enganados. Estou aqui para lutar pelo FC Porto doa a quem doer.”

As mudanças necessárias que teve de fazer

“Quando eu sentir que algum ciclo está a acabar, faço como já tive de fazer recentemente. Quando estive quatro anos sem vencer fosse o que fosse, nem sequer uma Taça da Liga ou de Portugal, zero de títulos, então aí sim eu achei que estava a terminar um ciclo. Aí tive de impor o que era necessário no FC Porto e as mudanças que foram necessárias no FC Porto. Foi aí que decidi, mas com o apoio da minha direção e administração, trazer contra a vontade de muitos o Sérgio Conceição para retomar o ciclo das vitórias. Foi aí que fiz as mudanças necessárias no departamento de futebol para darmos esse ciclo por terminado e partirmos para um ciclo de vitórias conforme demonstram os oito títulos conquistados desde então.”

Ao FC Infesta

“Podem contar comigo. Pode, senhor presidente, ter a certeza de que tenho muito orgulho no prémio que me concedeu. Esta Associação foi criada pelo FC Porto. Toda a gente sabe que eu amo o Porto, amo todas as instituições da cidade como é a AF Porto. Não sei se sabem, mas enquanto atleta do Infesta tive o orgulho de vestir a camisola desta Associação num jogo contra a AF Coimbra. Era um jovem que depois abandonou o Infesta por causa do Yustrich, porque eu queria era ver o FC Porto. Tive o prazer de manter uma ligação e estou-lhes muito grato, porque foi o Infesta que me permitiu vestir esta camisola.”

A José Couceiro

“Meus amigos e minhas amigas, o que vos dizer mais? Uma só referência para alguém muito especial para mim. O José Couceiro é um amigo de longa data. Ontem esteve comigo a ver a seleção nacional em Braga e hoje voltou para estar aqui presente. Não esquecerei o seu gesto, desejo-lhe as maiores felicidades e certamente que nos havemos de encontrar muitas vezes porque o senhor tem muito para dar ao futebol português.”

À direção e administração

“Aos meus colegas, àqueles que me acompanham e aturam no dia a dia, muitas vezes injustiçados. Quando alguns pretendem atacá-los louvam-me a mim para o isolar e os deixar de parte. Quero dizer que ao longo destes anos tudo o que pude ajudar o FC Porto a conquistar, sem ter a retaguarda das minhas direções e administrações, não teria sido possível. Um abraço a todos, os antigos e os atuais.”

Eterno sonhador

“Fernando Pessoa escreveu: não sou nada, nunca serei nada, nunca poderei ser nada, apesar disso tenho em mim todos os sonhos do mundo. Eu continuo a ter em mim todos os sonhos do mundo e hoje esses sonhos foram excedidos porque era para mim impensável ter o prazer e a honra de vos ter aqui a todos comigo, nomeadamente os presidentes das nossas queridas cidades vizinhas do Porto. Um grande abraço para todos. Contem comigo, não tenham medo de estar comigo, porque eu estarei com todos e continuarei a ter todos os sonhos do mundo em favor do FC Porto.”

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.