Ministério ordena investigação ao caso de estudante favorecido para entrar em Medicina na Católica

Ministério ordena investigação ao caso de estudante favorecido para entrar em Medicina na Católica
| País
Porto Canal

Contactado pelo Porto Canal, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior afirmou que a admissão do aluno em Medicina, na Universidade Católica, por ser “descendente de beneméritos” da Instituição, está sob alçada da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, que irá apurar a "legalidade da situação identificada". 

A resposta do Ministério liderado por Elvira Fortunato surge na sequência de uma notícia avançada, em primeira-mão pelo Porto Canal e de uma publicação que começou a circular nas redes sociais, na segunda-feira, que revelava que um aluno entrou no mestrado integrado em Medicina, na Universidade Católica, através do contingente para “descendentes em linha reta de beneméritos insignes da Universidade”.

O estudante foi admitido com uma nota de candidatura de 15,81 valores, abaixo dos 16,89 valores do último colocado através do concurso geral, bem como da média de 19 dos 20 candidatos com admissão condicionada.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior afirma agora que “logo que foi conhecida a situação de ingresso em medicina na Universidade Católica de um estudante ao abrigo de uma quota especial para "Descendentes em linha reta de Beneméritos Insignes da Universidade" foi, de imediato, solicitada a intervenção da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC)", que iniciou já "o desenvolvimento das ações necessárias para a verificação da legalidade da situação identificada". 

Resposta da Instituição 

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) já confirmou a informação e acrescenta que o aluno admitido para o ano letivo 2022/2023 foi o único candidato no âmbito desse contingente.

No caso dos descendentes de beneméritos insignes da Universidade, a UCP esclarece que se trata de um título atribuído pelo Conselho Superior da UCP a pessoas ou entidades que tenham prestado “significativo apoio ou serviço”, havendo atualmente duas entidades beneméritas, mas não identifica quais.

Por outro lado, os alunos, que podem candidatar-se apenas enquanto a pessoa com o título de benemérito for viva, devem cumprir todos os critérios mínimos de elegibilidade para admissão.

+ notícias: País

Notícia Porto Canal. TAP desembolsa mais de 215 mil euros em voos externos para suprimir falhas nas escalas

A TAP confirmou, esta quinta-feira, que vai alugar um avião externo durante dois dias para colmatar falhas nas escalas. A companhia aérea, que enfrenta fragilidades financeiras, vai pagar mais de 215 mil euros pelo serviço, mas garante que a operação é vantajosa. O Porto Canal sabe que deve ser contratato mais um avião, o que a confirmar-se irá aumentar os custos para mais de meio milhão de euros.

Ministra da Presidência convoca reunião com os municípios mais afetados pelo mau tempo

A Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, convocou uma reunião para sexta-feira, às 11:30, com a Presidente da Área Metropolitana de Lisboa (AML) e com os municípios mais afetados pelo mau tempo. O objetivo é, não só por avaliar as consequências das inundações provocadas pela chuva, como também discutir a necessidade de apoios.

Marcelo considera que vai ser preciso encontrar “formas financeiras” para prever situações de intempéries

O Presidente da República considerou, esta quinta-feira, que, apesar de a situação de intempéries atual ser “uma realidade nova”, vai ser necessário “encontrar formas financeiras” para prever situações equivalentes, incluindo quando são de "ocorrência muito anómala".