FC Porto celebra 129 anos

| Desporto
Porto Canal

Fundação do clube azul e branco foi divulgada a 28 de setembro de 1893, num jornal lisboeta. 129 anos volvidos, os Dragões continuam a representar a cidade, a região e o país, com conquistas tanto dentro como fora de portas.

Na última quinta-feira de setembro de 1893, o jornal lisboeta, Diário Ilustrado, anunciava: “Fundou-se no Porto um clube chamado Football Club do Porto, o qual vem preencher a falta que havia no Norte do país de uma associação para os jogadores daquela especialidade. Que o Football Club do Porto apure um grupo rijo de jogadores (…) para animar os desafios de futebol como já são as corridas de bicicletas. Eis o que desejamos”.

Após 129 anos, o FC Porto continua a ser um elemento vivo e forte da cidade e do país. Com uma equipa dedicada e de qualidade. Desde os jogadores aos corpos diretivos, sem esquecer as equipas técnicas, o clube tem escrito uma história de glórias em diversas modalidades.

A instituição que começou em Matosinhos tem vindo a conquistar em diferentes campos inúmeras batalhas. Para o FC Porto o campo, o ringue ou a piscina são palcos. Palcos de vitórias.

Com as várias mudanças ao longo dos anos, desde os primeiros treinos no Campo do Prado à chegada à definitiva casa, Antas, o clube azul e branco levantou diversos trofeus. As vitrines portistas cheias de memórias e honra, que enchem os adeptos de orgulho e alegria.

O clube que nasceu nas mãos de António Nicolau de Almeida e reergueu-se depois com José Monteiro da Costa. Nos primeiros 89 anos de existência contou sempre com equipas humildes e com valores, no entanto martirizados pelo poder central.

Em 1982 tudo mudou! O FC Porto ganha um novo presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa e o comando técnico começa a ser gerido por José Maria Pedroto. A dupla quebrou o jejum de 19 anos sem título nacional. O clube renasce com um “grupo rijo de jogadores”, com foco no mais importante, ganhar títulos.

Quarenta anos depois o clube honra-se de ser o mais bem-sucedido de Portugal. Bicampeão Europeu, único a conquistar a Taça dos Campeões “a cores”, ganhou também a Liga dos Campeões, a Taça UEFA, a Supertaça Europeia e a sagrar-se Bicampeão do Mundo na Taça Intercontinental. O clube conta com um palmaré sem fim.

O FC Porto para além do reconhecimento internacional é também, e com muita negação dos rivais e da imprensa, a nível nacional destacado. Os Dragões somam mais 28 títulos do que o Sporting e os mesmos do Benfica.

Pinto da Costa, presidente mais galardoado do futebol mundial e responsável por 65 dos 82 troféus deixou bem claro o objetivo do clube: “A obra continuará a crescer sempre, porque o FC Porto é eterno e tem uma qualidade fantástica”.

Parabéns, Futebol Clube do Porto!

 

+ notícias: Desporto

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.

FC Porto (UEFA Youth League): Do Céu ao Inferno. Crónica de jogo

O sonho estava mais vivo que nunca quando minuto 90 apareceu no placar do Centro Desportivo de Colovray, na Suíça. Um golo transalpino na compensação e duas grandes penalidades falhadas ditaram o fim do mesmo para o FC Porto (2-2 [4-3]).

FC Porto: De novo no Olival a pensar no Casa Pia

O plantel principal do FC Porto tornou, na manhã desta sexta-feira, a trabalhar no Olival. Os Dragões deram seguimento à preparação da 30.ª jornada da Liga, em que vão defrontar o Casa Pia em Rio Maior (domingo, 18h00, Sport TV).