Carlos Moedas diz que “Aeroporto tem de estar em proximidade de Lisboa”

Carlos Moedas diz que “Aeroporto tem de estar em proximidade de Lisboa”
| País
Porto Canal / Agências

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, defendeu esta terçe-feira que o novo aeroporto internacional de Lisboa tem de estar próximo da cidade, por ser um fator “extremamente importante” para o turismo.

“O aeroporto de Lisboa é aeroporto internacional de Lisboa e, portanto, o aeroporto tem de estar em proximidade de Lisboa. […] Não estou a medir quilómetros, estou a medir proximidade e essa proximidade é extremamente importante para o turismo em Lisboa”, pediu Carlos Moedas, na abertura da 6.ª Cimeira do Turismo, no auditório da Fundação Champalimaud, ao primeiro-ministro, António Costa, que estava a ouvir na audiência.

Congratulando-se pelo acordo alcançado pelo Governo com o PSD para uma decisão final sobre a localização do aeroporto, Carlos Moedas pediu também a António Costa rapidez na decisão.

“Os lisboetas querem rapidez, os que aqui estão, Francisco Calheiros [presidente da Confederação do Turismo de Portugal], querem rapidez, nós precisamos de uma decisão em 2023, não podemos esperar mais tempo”, sublinhou o presidente da Câmara.

Segundo Carlos Moedas, o primeiro-ministro garantiu que o autarca terá um lugar na mesa das decisões sobre o novo aeroporto. “Sei que vou ter um lugar à mesa”, assegurou Moedas.

O presidente da Câmara de Lisboa aproveitou o momento para pedir aos empresários do turismo, a quem agradeceu o que fazem por Lisboa, que o crescimento do setor tenha em consideração os lisboetas.

“O turismo só pode crescer se for para os lisboetas, se for para servir também a cidade e é isso que nós precisamos de fazer, essa ligação cada vez maior”, defendeu.

Carlos Moedas lembrou que o turismo é responsável por 20% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade de Lisboa e por 15% do emprego.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.