Primeiro banco de leite humano do Norte nasce no Hospital de São João

| Porto
Porto Canal

O Hospital de São João, no Porto, abriu o primeiro Banco de Leite Humano do Norte, o segundo no país. Oficialmente aberto esta segunda-feira, conta já com dadoras inscritas.

O objetivo deste equipamento é que todos os bebés prematuros, cujas as suas mães não estejam biologicamente preparadas para aumentar, possam beneficiar deste leite doado.

A equipa do Banco de Leite Humano do Norte junta farmacêuticos, especialistas em patologia clínica, nutricionistas, entre outros profissionais e técnicos num investimento de meio milhão de euros.

+ notícias: Porto

Cinema Batalha reabre esta sexta-feira com programação gratuita 

O icónico Cinema Batalha da cidade do Porto foi inaugurado como sala de cinema e de espetáculos na década de 40 do século XX, mas fechou portas no ano 2000 devido avançado estado de degradação do edifício. 20 anos depois, e volvidos três anos de obras intensas de remodelação, o Batalha volta a abrir portas esta sexta-feira, dia 9 de dezembro, às 17h30, e nesse mesmo dia tudo é gratuito. 

Metro do Porto. 950 milhões de validações em 20 anos de "vida"

O Metro do Porto superou os 950 milhões de validações em 20 anos de serviço, que se assinalam esta quarta-feira, mas as linhas que ficaram por construir, como as da Trofa, Campo Alegre ou Boavista, poderiam ter aumentado esse número.

Descentralização: Acordo alcançado na Ação Social corresponde a “algumas exigências da autarquia”, diz Filipe Araújo

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o Governo chegaram, esta terça-feira, a acordo no processo de descentralização de competências para a área da Ação Social, após o Governo ter anunciado um aumento da verba anual a transferir para as autarquias de 56,1 milhões de euros para 90,8 milhões. Em entrevista ao Porto Canal, Filipe Araújo defende que o entendimento dá resposta "a algumas das exigências da autarquia portuense".