Frelimo anuncia recondução de Filipe Nyusi com 100% de votos

Frelimo anuncia recondução de Filipe Nyusi com 100% de votos
| Mundo
Porto Canal / Agências

Filipe Nyusi foi este domingo reconduzido como presidente da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), no poder, com 100% dos votos.

"Um resultado que muito nos orgulha, é a marca Nyusi 100%", referiu o secretário-geral, Roque Silva, perante o congresso.

A votação decorreu durante o terceiro dia do 12.º Congresso da Frelimo, na Matola, arredores de Maputo e em que Nyusi, que é também Presidente da República, era o único candidato à sua própria sucessão.

O líder recebeu os votos dos 1.136 congressistas que estiveram este domingo presentes no escrutínio, explicou aos jornalistas fonte do partido.

Falando após a eleição, Filipe Nyusi prometeu trabalho e pediu "apoio genuíno" como aquele que diz ter recebido até aqui.

O atual líder da Frelimo ascendeu à presidência do partido em 2015, em votação realizada pelo Comité Central quando Armando Guebuza deixou o cargo.

Guebuza entregou a liderança da Frelimo meses depois de Nyusi lhe ter sucedido como chefe de Estado.

Filipe Nyusi voltou a ser eleito presidente da Frelimo em 2017, no 11.º congresso, para um mandato de cinco anos. 

É o atual Presidente moçambicano, eleito pela primeira vez em 2014 e reconduzido em 2019 para o segundo mandato, que decorre.

O 12.º Congresso da Frelimo arrancou na sexta-feira e termina na quarta, um encontro em que serão ainda eleitos os novos órgãos do partido: o Comité Central, ao qual caberá a escolha do secretário-geral, a Comissão Política e o Comité de Verificação.

Depois do congresso, passará pelos novos órgãos a escolha do candidato às eleições presidenciais de 2024.

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.