Museu Mineiro de São Pedro da Cova. Uma reportagem Porto Canal

| Norte
Porto Canal

Está para breve a reabertura do Museu Mineiro de São Pedro da Cova. O espaço, criado nos anos 80, está a ser alvo de obras de requalificação para permitir ao visitante experienciar de uma forma inovadora como se fazia a extração de carvão em Gondomar.

A inauguração deve acontecer dentro de um mês e uma das novidades é a vertente tecnológica do Museu que, entre outras atividades, possibilita a descida virtual a uma mina.

O Porto Canal foi espreitar as obras, ver algumas das peças que vão estar em exposição e, acima de tudo, conhecer na primeira pessoa como era a vida de quem trabalhava nas minas de São Pedro da Cova.

A descoberta do carvão em são pedro da cova deu-se no século XVIII. Numa altura em que a população que vivia sobretudo da agricultura, a exploração mineira veio mudar a atividade económica e postos de trabalho da região.

Porto Canal

 

E desengane-se aquele que pensar que nestas minas só entravam homens. Também havia muitas mulheres e crianças.

 

Porto Canal

 

Em 1900 extraía-se destas minas de São Pedro da Cova 7.500 toneladas de carvão por ano.

Mas em 1940, em plena segunda guerra mundial, já eram 300 mil toneladas.

 

Porto Canal

Porto Canal

A vida das minas de São Pedro da Cova começou a depauperar-se na década de 70, uma vez que o carvão começava a ser substituído por outras fontes de energia como o petróleo.

Fechou portas e ficou votada ao abandono até ao mítico ano de 1987.

No entanto, a luz ao fundo do túnel volta a surgir quando o espaço das minas foi adquirido pela junta de freguesia de São Pedro da Cova.

E em 1989 é criado o Museu Mineiro.

O museu que abre dentro de um mês e onde vai poder fazer a sua extração das memórias do que aqui se viveu.

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.