Museu Judaico do Porto recebe Colar do Mérito Pedro, O Libertador

| Norte
Porto Canal

O Museu Judaico do Porto recebeu a comenda do Colar do Mérito Pedro, O Libertador, esta quinta-feira, outorgada pelo Conselho de Minerva, a Associação de Antigos Alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O Conselho de Minerva atribui a comenda ao Museu Judaico do Porto, pela prestação de um serviço de interesse público, notório em matéria de educação, e pela sua influência histórica da comunidade judaica na cultura brasileira, sendo esta uma das formas eleitas por este Conselho para comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil.

Sebastião Amoêdo de Barros, Presidente da Minerva, assinala “o importante papel educativo do Museu Judaico do Porto para a Liberdade e o apoio da comunidade judaica às lutas liberais e a D. Pedro IV, não apenas com recursos financeiros, mas também com a própria vida de muitos dos seus filhos que lutaram efetivamente no cerco do Porto”.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.