Escolas do concelho de Vagos com mais 190 alunos do que no último ano letivo

Escolas do concelho de Vagos com mais 190 alunos do que no último ano letivo
| Norte
Porto Canal / Agências

As escolas do concelho de Vagos arrancaram o ano letivo 2022/2023 com mais 190 alunos do que no ano passado, um número que contraria a estagnação registada nos últimos anos, revelou esta quinta-feira a Câmara Municipal.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, informou que o Agrupamento de Escolas de Vagos contabilizou, este ano letivo, mais 170 alunos, distribuindo-se os restantes 20 estudantes a mais pelo Colégio Nossa Senhora da Apresentação e pela EPADREV, Escola Profissional de Vagos.

"Estes números são impressionantes, depois de nos últimos anos o número de alunos variar muito pouco. Este número não cresceu com os que cá estavam, mas com comunidades sul-americanas que foram chegando: brasileiros e venezuelanos, especialmente, mas também argentinos", referiu.

De acordo com o autarca, estas comunidades têm procurado o concelho de Vagos para viver, pois aqui encontram emprego.

"Em relação ao ano passado, o Agrupamento de Escolas de Vagos registou um crescimento de 8% da sua população escolar. Tem muito a ver com a instalação destas comunidades no concelho", evidenciou.

O Agrupamento de Escolas de Vagos registou no ano letivo 2021/2022 a frequência de 2.150 alunos, desde o pré-escolar ao 12.º ano, passando em 2022/2023 para 2.320 alunos.

Para o ano letivo 2022/2023 estão ainda inscritos 713 alunos no Colégio Nossa Senhora da Apresentação, distribuídos por turmas do 5.º ao 12.º ano.

A frequentar a Escola Profissional de Vagos encontram-se atualmente 221 alunos, do 10.º ao 12.º ano.

O concelho de Vagos, no distrito de Aveiro, tem perto de 23 mil habitantes, segundo dados dos Censos 2021.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.