Corte de trânsito no Centro de Guimarães "corresponde a uma sentença de morte"

Corte de trânsito no Centro de Guimarães "corresponde a uma sentença de morte"
| Norte
Porto Canal

A notícia sobre o fecho das ruas do centro histórico de Guimarães já no final de 2023 foi anunciada pelo Presidente da Autarquia, na passada sexta-feira, em reunião do executivo. Como era de esperar, comerciantes e associações têm mostrado uma enorme preocupação relativamente à longevidade dos negócios. Em declarações ao Porto Canal, a Associação do Comércio Tradicional de Guimarães considerou esta medida "uma sentença de morte". 

A associação mostra-se contra o corte do trânsito desta forma. "Uma decisão como a que aqui se trata não pode ser tomada sem que previamente sejam garantidas as condições necessárias", principalmente um parque de estacionamento, Dessa forma, o corte de trânsito só irá remeter as pessoas para os shoppings, despormovendo o comércio local.

"Não podemos aceitar que exista apenas um parque de estacionamento com 439 lugares(estacionamento de Camões)" para satisfazer a necessidade da cidade, visto que grande parte dele será entregue a moradores.

Além disso, a Associação de Comércio Tradicional de Guimarães adiantou que perante um inquérito que fizeram porta a porta a 300 comerciantes foi possível concluir que 99% estavam contra o corte. No entanto, "Se forem criadas condições e infraestruturas somos os primeiros a favor", salientou a associação.

Relativamente aos comerciantes, a associação relatou o descotentamento que se vive perante esta medida. Ficarem sem circulação "é o mesmo que fechar as portas", disse a associação.

 A Associação de Comércio Tradicional de Guimarães também já reagiu através das redes sociais. 

 

+ notícias: Norte

Nesta escola de Gaia luta-se por um recreio com menos telemóveis

A Escola Básica Dr. Costa Matos, em Gaia, está a transformar o recreio num tabuleiro à escala real, com o objetivo de, através da pintura de jogos tracionais no pavimento, promover atividades coletivas e reduzir o uso do telemóvel.

Utentes denunciam assédio laboral e clima de medo em Centro Social em Guimarães

Um grupo com cerca de 1600 pessoas dirigiu uma carta ao arcebispo de Braga, José Cordeiro, para denunciar o clima de medo sentido no Centro Social da Paróquia de Nespereira, em Guimarães, depois da entrada da nova gestão.

Obras na Nacional 13 condicionam trânsito na principal entrada de Vila do Conde

Já estão em curso as obras de repavimentação na Estrada Nacional 13, entre a rotunda de Acesso à A28 e a ponte sobre o rio Ave, na freguesia de Árvore, em Vila do Conde, informou, esta quarta-feira, a Câmara Municipal numa publicação na rede social Facebook.