Guimarães. Associação entrega abaixo-assinado com 99% dos comerciantes contra o corte de trânsito

Guimarães. Associação entrega abaixo-assinado com 99% dos comerciantes contra o corte de trânsito
| Norte
Porto Canal

No passado mês de setembro, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, anunciou o fecho das ruas do centro histórico de Guimarães já no final de 2023. A notícia foi encarada como uma "sentença de morte" por parte de alguns comerciantes. 

Na passada sexta-feira, dia 4 de Novembro, a Associação de Comércio Tradicional de Guimarães (ACTG) entregou o abaixo-assinado dos comerciantes ao Município. Este foi realizado nas ruas que são diretamente afetadas pelo corte de trânsito, ou seja, Alameda de S. Dâmaso, Toural, Rua de Santo António, Rua da Rainha, Rua Egas Moniz, Largo Condessa do Juncal, Rua Gil Vicente e Rua Paio Galvão.

No documento disponibilizado ao Porto Canal, é explicitado que "99% dos comerciantes são contra o corte de trânsito que a Câmara pretende levar a efeito". No abaixo-assinado foram recolhidas 179 assinaturas de comerciantes contra o corte, oito a favor e dois sem opinião. 

A Associação de Comércio Tradicional de Guimarães recordou que "nas cidades onde foi cortado o trânsito nos Centros Históricos sem que primeiro tivessem sido criados estacionamentos de proximidade, serviços e lojas âncora, o comércio tradicional acabou por encerrar".

Desse modo, a associação manifestou ainda o seu descontentamento com o facto de nos fins de semana do próximo mês de dezembro estar previsto o corte de trânsito sem "que tenha sido comunicado quais as medidas que a autarquia vai tomar para mitigar o impacto deste corte".

Com o aproximar de uma das épocas mais significativas do comércio, a associação pediu à autarquia que sejam cautelosos na tomada de alguma medida para que não coloque em causa a "sobrevivência do pequeno comércio de rua" ao longo das festividades natalícias. 

"Sempre consideramos que o Sr. Presidente estava ao lado do comércio, infelizmente, temos constatado que nestes últimos meses o Município virou as costas a este sector", acabou por referir a associação. 

+ notícias: Norte

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

Detido suspeito de incendiar casas de vizinhos e tentativa de homicídio em Santo Tirso

A Policia Judiciária (PJ) deteve um homem de 33 anos suspeito de incendiar casas de familiares e vizinhos em Santo Tirso, de detenção de arma proibida, tentativa de homicídio e dano e coação na forma tentada, foi esta terça-feira anunciado.

Menino de quatro anos esquecido no interior de viatura de transporte escolar em Fafe

Um menino, de 4 anos, ficou esquecido durante a manhã desta terça-feira no interior da viatura de transporte escolar que o deveria ter deixado numa escola do concelho de Fafe, distrito de Braga, segundo fonte da GNR.