Planeador de Viagens 'promete' viajar de forma simples nos Transportes Intermodais do Porto

Planeador de Viagens 'promete' viajar de forma simples nos Transportes Intermodais do Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

O Transportes Intermodais do Porto (TIP) lançou hoje o Planeador de Viagens integrado no site Andante, permitindo ao utilizador “conhecer as possibilidades de rotas entre os locais de origem e destino” e apresentando o respetivo tarifário.

Em comunicado, o TIP explica que o Planeador é uma ferramenta “de grande utilidade para os utilizadores de transporte público” e “vem simplificar o processo de seleção do modo de deslocação entre dois pontos previamente selecionados (permitindo calcular as três melhores rotas) bem como a escolha do título de transporte adequado”.

Segundo o Agrupamento Complementar de Empresas (ACE) responsável pela gestão do sistema intermodal Andante, esta ferramenta contempla todos os operadores que integram o sistema e utiliza dados disponibilizados por estes em tempo real planeado.

“A seleção dos pontos de início e fim da rota pode ser realizada usando uma posição no mapa, escrevendo os nomes das paragens ou de pontos de interesse, ou escolhendo as últimas paragens utilizadas”, refere, acrescentando ser “possível inserir pontos de paragem intermédios”.

A solução final apresentada pelo Planeador de Viagens pode ser visualizada através de uma lista ou num mapa, com informação sobre tarifário Andante, as horas de passagem em cada paragem, os locais onde pode ser necessário sair ou entrar no operador e o percurso a pé entre esses dois pontos.

O utilizador poderá indicar o horário pretendido para a deslocação tendo também a possibilidade de indicar se pretende otimizar a hora de partida ou a hora de chegada.

Com o objetivo de promover a implementação da intermodalidade nos transportes públicos da Área Metropolitana do Porto (AMP) e Trofa, foi constituído em 20 de dezembro de 2002 pela Metro do Porto, pela Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), e pela Caminhos de Ferro Portugueses um Agrupamento Complementar de Empresas com a denominação de Transportes Intermodais do Porto, ACE (TIP), responsável pela gestão do sistema de bilhética Andante.

+ notícias: Porto

Primeiro banco de leite humano do Norte nasce no Hospital de São João

O Hospital de São João, no Porto, abriu o primeiro Banco de Leite Humano do Norte, o segundo no país. Oficialmente aberto esta segunda-feira, conta já com dadoras inscritas.

Ponte do TGV no Porto deverá ter dupla função. Tabuleiro para automóveis está em cima da mesa

A ponte do TGV no Porto deverá ter um tabuleiro para automóveis em vez de duas pontes no rio Douro. A notícia avançada pelo 'Jornal de Notícias' refere que as câmaras do Porto, Vila Nova de Gaia e Infraestruturas de Portugal (IP) estão a negociar um atravessamento do rio Douro com dupla função.

Incêndio em café rés-do-chão obriga a evacuação do prédio em Matosinhos

Um incêndio que deflagrou na madrugada desta segunda-feira num café rés-do-chão levou à evacuação de um prédio de habitação, o "Edifício Horizonte", na Rua Augusto Dinis, na Senhora da Hora, em Matosinhos. Tal como avançou o 'Jornal de Notícias', fonte da PSP adiantou que o incêndio deflagrou na cozinha do café, não tedo provocado estragos no interior de nehuma habitação.