Porto está na corrida a Capital Europeia de Turismo Inteligente 2023

Porto está na corrida a Capital Europeia de Turismo Inteligente 2023
| Porto
Porto Canal

O Porto está entre as sete cidades pré-selecionadas pela Comissão Europeia para o prémio de Capital Europeia de Turismo Inteligente 2023. Juntamente com a Invicta estão as cidades de Aarhus (Dinamarca), Gijón (Espanha), Pafos (Chipre), San Sebastian (Espanha), Sevilha (Espanha) e Zagreb (Croácia).

A notícia avançada pelo jornal 'Porto.' explica que este concurso é uma iniciativa da União Europeia financiada pelo Programa Cosme. O projeto tem em vista promover o turismo inteligente na UE, premiando as cidades pelas suas abordagens pioneiras em termos de acessibilidade, digitalização, sustentabilidade, património cultural e criatividade. O desenvolvimento turístico inovador, sustentável e inclusivo, bem como a divulgação e facilitação do intercâmbio de boas práticas são ainda um dos objetivos.

Tal como foi divulgado, a este prémio podem concorrer cidades da União Europeia com mais de 100 mil habitantes, De seguida, os candidatos com pontuação geral mais elevada em todas as categorias passarão à próxima fase. As cidades pré-selecionadas terão de apresentar as suas candidaturas perante um júri europeu, que selecionará as capitais europeias de turismo inteligente 2023.

Helsínquia e Lyon (2019), Málaga e Gotemburgo (2020), Valência e Bordéus (2022), vencedores das últimas edições, são modelos a seguir para o turismo inteligente na Europa e estão internacionalmente classificadas nos primeiros lugares ao nível da sustentabilidade, inovação, qualidade de vida e integração de práticas inteligentes.

+ notícias: Porto

As imagens dos milhares de cravos que encheram as ruas do Porto

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.

Mais de 15 mil passageiros viajaram à boleia da nova linha da STCP

A nova linha 404 da STCP, que faz ligação entre o Hospital São João e o Terminal Intermodal de Campanhã, registou mais de 15 mil validações no primeiro mês. Esta foi a primeira linha criada pela empresa em 20 anos.

Metro do Porto anuncia reforço da operação para semana da Queima das Fitas

A Metro do Porto anunciou esta sexta-feira os detalhes do reforço da operação da rede de transporte para a semana da Queima das Fitas, de 4 a 12 de maio.