Universo portista unido em torno de Sérgio Conceição
Porto Canal
O carro onde seguia Liliana Conceição, mulher de Sérgio Conceição, e dois dos cinco filhos do casal, Moisés e Rodrigo, foi alvo de um ataque após o jogo que opôs o FC Porto ao Club Brugge, na noite de terça-feira. As imagens foram reveladas, em primeira mão, pelo Porto Canal. A reação do universo portista não tardou e é de solidariedade e união em torno do técnico azul e branco.
Os portistas não tardaram a reagir às primeiras notícias do apedrejamento. Na manhã de quarta-feira, o clube reagiu em comunicado publicado no site oficial: “O FC Porto repudia totalmente o ataque ao carro da família do treinador Sérgio Conceição, ontem à noite, na saída do Estádio do Dragão. O FC Porto lamenta, ainda, a falta de proteção das autoridades, e apela a que o autor ou autores deste ato selvagem sejam rapidamente identificados e responsabilizados.”
Na mesma noite, Francisco J. Marques, Diretor de Comunicação e Informação dos ‘Dragões’, no programa Universo Porto da Bancada, do Porto Canal, considerou que “este tipo de atos não são aceitáveis dentro da família portista” e anunciou que, "se forem sócias", as pessoas identificadas "irão ser alvo de um processo disciplinar, com vista à expulsão, de acordo com o que dizem os Estatutos do Clube. Isso será entregue ao Conselho Fiscal, que é quem tem jurisdição sobre estes casos. Seguir-se-á a tramitação normal, que visará a expuçsão de sócios."
Na quinta-feira, a Newsletter ‘Dragões Diário’ plasmou o sentimento que atravessa todos os adeptos: “o autor ou os autores do ataque ao carro da família de Sérgio Conceição, a serem portistas, não são apenas criminosos, são ingratos e têm memória curta. Nada justifica um ato como este, nem uma derrota incomum e impensável. A Sérgio Conceição e à sua família, expressamos toda a nossa solidariedade.”
No Diário, os ‘Dragões’ não podiam ter sido mais claros: “estes criminosos não só perderam por completo a noção da realidade e do mundo em que vivemos, como também revelaram uma ingratidão grotesca para com alguém que nos encheu de alegrias nos últimos cinco anos: três títulos de Campeão Nacional, duas Taças de Portugal e três Supertaças, e tudo isto só como treinador do FC Porto, porque se lhe juntarmos o percurso como jogador, o palmarés é ainda mais rico”, rematou o clube. E acrescentou que “é por isto e muito mais que Sérgio Conceição é e será para sempre um de nós.”
Nas redes sociais, são inúmeras as manifestações de solidariedade ao técnico do FC Porto, e o sentimento de censura em relação aos atos de violência é generalizado.
A PSP anunciou esta sexta-feira que identificou os alegados autores do apedrejamento ao carro da família de Sérgio Conceição, onde seguia a esposa e dois filhos do treinador do FC Porto, na terça-feira à noite após o jogo FC Porto-Club Brugge, no Estádio do Dragão.
Em comunicado, o Comando Metropolitano do Porto da Polícia de Segurança Pública revela que o caso está agora nas mãos da Polícia Judiciária. Contactada pelo Porto Canal, a PSP confirma as identificações, mas não avança quantos suspeitos foram detidos, género, idades ou se fazem parte dos associados do FC Porto.