“Hoje o professor não vem”. Uma reportagem Porto Canal

| País
Porto Canal

Há alguns anos que a falta de professores em Portugal marca o início de cada ano letivo. Este ano, o tema volta à ordem do dia, num cenário mais negro que nunca.

Baixos salários, baixas médicas a multiplicarem-se, aposentações em massa e pouca procura pela profissão: o cocktail perfeito para a falta de professores em Portugal. Problemas que estão, agora, nas mãos de um novo Ministério da Educação, que tem, há 5 meses e no arranque deste ano letivo, todos os olhos postos em cima.

Nos últimos anos, milhares de alunos não tiveram aulas a inúmeras disciplinas, situações que, em alguns casos, se prolongaram durante todo o ano letivo. Os professores contratados enfrentam, mais uma vez, as colocações longe de casa, e houve quem ficasse afetado também pelos cortes que o Ministério da Educação fez no que diz respeito ao Estatuto de Mobilidade por Doença.

O Porto Canal teve a oportunidade de entrevistar o Secretário de Estado da Educação, António Leite, que reconhece que “as medidas não são suficientes”, e promete que no decorrer do ano letivo o ministério vai colocar em prática “medidas estruturais”, para fazer frente ao problema.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.