Centros de investigação de Coimbra sem financiamento temem fim das unidades

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 07 jul (Lusa) - Centros de investigação da Universidade de Coimbra que perderam o financiamento base da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) temem o seu fim, mas a universidade garante apoio às unidades afetadas e vai exigir reavaliações.

Ao todo, nove centros de investigação da Universidade de Coimbra (UC) perderam financiamento e sete unidades receberam a nota de "bom", de um total de 41 centros.

"Ficámos em estado de choque", conta à agência Lusa Constança Providência, coordenadora do Centro de Física da UC, uma das 71 instituições que tiveram classificação inferior a "bom" a nível nacional e que não vão receber financiamento por parte da FCT, de um total de 322 que se candidataram em 2013 a fundos públicos.

O centro resulta da "fusão de duas unidades, que tinham tido a classificação de muito bom", e tinha vindo a melhorar "a produção científica", explica Constança Providência, salientando que são usados "argumentos errados" na avaliação, em que receberam a nota de "suficiente".

A classificação, para além de pressupor o fim de apoio, leva a que a instituição tenha dificuldades em conseguir outras fontes de financiamento ou a candidatar-se a projetos europeus, aclarou.

Segundo a coordenadora do centro, "se não há dinheiro para financiar todas as unidades, que se financiem as que a FCT quer financiar, mas não pode associar uma nota a um financiamento. Isso não é justo".

Caso o centro tivesse tido a nota de "bom", receberia "20 mil euros, que é o mesmo que não dar nada", sublinhou, sendo que há 83 instituições com essa classificação.

"Todas as pessoas que não têm uma ligação permanente ao centro vão sair. E esse é o sangue novo. E sem sangue novo o centro morre. Acabou-se", disse.

Amílcar Falcão, vice-reitor da UC, afirmou que a instituição irá contestar a avaliação de "algumas das unidades não financiadas".

Para Amílcar Falcão, "não se fala de extinção de centros, mas de reorganização" das unidades.

A UC "teve uma boa classificação no seu geral, mas houve coisas que não correram bem" no processo de classificação e "parte dos centros não teve uma avaliação correta", explanou, garantindo que a UC vai procurar que o processo seja "retificado".

O vice-reitor considera que o que o preocupa mais não é o financiamento em si, mas a classificação, que pode "criar dificuldades na candidatura a outros projetos", porque as unidades irão "com argumentos mais fracos".

O vice-reitor afirmou que a UC pode apoiar as unidades, através de um reforço de parcerias com "entidades privadas ou com a sociedade civil".

Valdemar Santos, coordenador do Centro de Engenharia Mecânica da UC (CEMUC), que teve "suficiente" depois de três avaliações com "excelente", considera que o fim do apoio, para além de afetar "os doutoramentos e a investigação", vai prejudicar os "alunos de mestrado", que "deixam de ter meios para fazer a tese nos laboratórios" do CEMUC, aclarou.

Apesar de informar que o centro vai recorrer da avaliação, o coordenador considera que a "audiência é uma questão formal", visto que já tinha sido feita "uma refutação em relatórios preliminares e a avaliação final não teve em conta essa refutação".

"O financiamento da FCT era um quinto do orçamento total [do CEMUC], mas sem financiamento base vamos ter dificuldades em ir buscar o resto do financiamento", explanou, realçando que há 89 doutorados integrados no centro.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.